quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O esporte tem espaço para falta de ética?

Os assuntos do final de ano no mundo esportivo trouxeram de novo a tona a velha pergunta "No esporte, existe espaço para a falta de ética?"
A Red Bull mostrou que não na Fórmula-1. Independente se isso foi uma estratégia de marketing, a Ferrari sempre foi a favor do jogo de equipe. Mas jogo de equipe não faz parte do esporte? Faz, mas humilhação não faz. No esporte a tristeza de um, é mais forte do que a tristeza ou alegria de milhões de aficcionados.
A tristeza de Felipe Massa ao deixar Alonso passar é muito maior do que a tristeza de qualquer amante do esporte. É a humilhação dentro de um cockpit. Alguém pedir para você profissional, não fazer o que lhe dá dinheiro. Felipe Massa não foi o mesmo após aquela corrida. A motivação com certeza é a sua família. Mas nem sempre isso basta.
No futebol, o São Paulo jogará contra o Fluminense na Arena Barueri domingo às 17horas. O tricolor paulista pode ajudar o Flu na batalha pelo título com o Corinthians. Vale a pena entregar o jogo? No futebol a humilhação de 11 é muito mais forte do que a felicidade de milhões. Eu sou são-paulino, não nego que quero a vitória do Fluminense, mas não posso admitir que meu time entregue o jogo. Seria uma desonra ao clube, uma mancha na carreira dos atletas. No São Paulo Futebol Clube isso não deve acontecer. Contra o Cruzeiro tinhamos um objetivo, fomos lá e vencemos. Contra o Fluminense jogaremos pela honra do manto tricolor.
E no vôlei. A seleção brasileira entregou o jogo para a Bulgária. Um papelão! Fomos campeões depois, parabéns a todos. Certamente o jogo final será mais um, e o jogo da entrega para não enfretarmos adversários mais fortes já na segunda fase foi um marco negativo na carreira do atletas e do técnico Bernardinho. A Federação Internacional de Voleibol pode ter errado no regulamento, usado de má fé para que a Itália chegasse até as semifinais? Sim. Mas homens sempre lutam pela vitória desde que batalha é batalha, esporte é esporte e jogo é jogo. Não entrassemos em quadra. Seria uma vergonha menor. Seria uma vergonha menor, Massa parar o carro e falar que estava com problemas hidraulicos, o SP se entregar o jogo, entrar com o time sub- 20, jogadores loucos por uma vaga no time de cima... Mas infelizmente o esporte ainda tem sim espaço para a falta de ética.