terça-feira, 30 de março de 2010

Ao mestre Armando com carinho

''Se Pelé não fosse homem, seria bola.''

A frase mais espetacular que já ouvi no futebol. Não é uma velha máxima como:''Quem não faz, toma'', mas é a síntese da história do futebol brasileiro. Quer algo mais profundo em tão poucas palavras?
Tantos anos se passaram, e independente do tempo, essa oração é eterna.

Não há dúvidas de que para um estudante de jornalismo como eu, Armando está entre os principais símbolos e ídolos da literatura esportiva.
Se futebol é arte, ler Armando é a Arte sobre a Arte.
Pessoas que não vão com a cara do esporte me param e dizem:
''22 homens correndo atrás de uma bola. Que coisa chata''. Eu só deveria responder ''Leia algum livro de nosso mestre e não terá mais essa visão.''

Infelizmente não o conheci pessoalmente, mas pelo que seu discípulo Juca kfouri fala, é possível ter uma noção do quanto nós brasileiros, devemos a essa ''Enciclópédia do Futebol''. Se Nilton Santos foi uma dentro de campo, o Mestre é outra fora dele. Uma enciclopédia que estará sempre aberta, para continuarmos a aprender com as opiniões e frases de um homem digno, corajoso e perseverante.
Obrigado Mestre Armando Nogueira.

terça-feira, 2 de março de 2010

Ronaldo x Santos: a estrela que brilhou foi a do futebol alegre

Ronaldo x Santos. Foi essa a partida que ocorreu ontem na Vila Belmiro. Eram ''duas estrelas'' no gramado. Talvez uma com vaidade da outra, porém no início ambas se respeitando. Na verdade até os primeiros 5 segundos de jogo.



Após os apertos de mão, o clássico começou com as boas-vindas de PH Ganso em cima do craque da fiel. Foi o único momento em que 1 menino da Vila foi ''mal-criado'' no bom sentido. Mas o que se viu mesmo na casa de Pelé, foi uma vitória convincente dos meninos da Vila, contra uma atuação fraca de Ronaldo e cia. 2x1 para o Peixe.



Talvez não esperássemos uma atuação de Ronaldo como na final do Paulitão 2009, que com um golaço de cobertura em Fábio Costa praticamente decidiu o título a favor do Corinthians sem mesmo precisar do jogo de volta no Pacaembú. Mas nós amantes do futebol, como eu e os críticos esportivos de todo o país, não podíamos esperar uma atitude tão ridícula, de quem vive do futebol, ou pelo menos vivia a alguns anos atrás, como o Fenômeno. Hoje ele não precisa de dinheiro pra jogar, ele diz amar o futebol, por isso estar em campo até hoje. Porém o que disse foi digno de alguém que odeia jogar uma pelada.





''Com o resultado na mão e com 2 jogadores a mais, vi os jovens querendo fazer gracinha. Nós respeitamos os adversários e jogamos com objetividade, mas como são jovens...''








Criticar o Santos, pela arte de seu futebol, é no mínimo ''estranho'', vindo de um jogador que fez no mesmo palco da Vila Belmiro um dos gols mais arrepiantes que vi. Na verdade, nem só por esse gol, mas pela longa carreira que teve Ronaldo, com dribles desconcertantes, arrancadas expecionais e finalizações incríveis. Ronaldo deve pegar alguns dvds de sua estante e assistir o que já fez quando jogava no Cruzeiro, no PSV e outros clubes. Quando ainda era jovem.




Ronaldo pode muito, quase tudo. Dar voltas por cima em momentos inesperados, calar a boca de críticos, jogar fora do peso e até ter desvios sexuais, mas falar mal do Santos não. Não desse Santos.