quinta-feira, 19 de março de 2009
Jovens promessas vêm dando conta do recado
Reponda rápido: o que os campeonatos paulista,gaúcho e pernambucano têm em comum? Se você pensou em grandes jogos e grandes times disputando o título, está correto, porém não é só isso que vem chamando a atenção.
O que mais tem chamado a atenção são as jovens promessas que veem correspondendo a altura a confiança depositada por seus times e torcedores.
No campeonato paulista, quem vem se descatando e muito, é o atacante palmeirense Keirrison, que no estadual já anotou 10 gols, e no ano, 14 pelo alvi-verde. Keirrison foi trazido com a ajuda da parceira Traffic no início deste ano, após se destacar e ser um dos artilheiros no ano passado do campeonato brasileiro. Com apenas 20 anos e muita responsabilidade nas costas, o atacante vem dando conta do recado.
Ainda no campeonato paulista, outra grande aposta é o atacante santista Neymar, de apenas 17 anos. Neymar jogou apenas 3 partidas pelo Santos, mas já anotou 2 gols e é visto por muitos como o sucessor de Robinho.
Outras apostas que veem fazendo muito sucesso são os atacantes Ciro e Taison.
Ciro atacante do Sport de Recife, de apenas 19 anos, já marcou 12 gols neste ano, inclusive na imponente Taça Libertadores.
Já no campeonato gaúcho, Taison, 21 anos, tem sido constantemente o destaque do Internacional, com 10 gols anotados neste ano.
Para segurar esses jovens promissores no Brasil, por pelo menos mais 4 anos, os clubes cobram multas rescisórias bem altas. No caso do jovem Neymar, quem quiser tirá-lo do Peixe antes do término de seu contrato, terá que desembolsar algo em torno de 90 milhões de reais.
Já para tirar Ciro ou Taison de seus clubes, o valor é algo em torno de 40 e 60 milhões, respectivamente.
Se esses garotos ficarão no Brasil até o término de seus contratos, é uma grande incógnita, agora o que todos tem certeza é que a Seleção Brasileira estará muito bem servida com seus jovens goleadores.
domingo, 15 de março de 2009
O bom filho à casa torna
“ Para onde foi aquele jogador magricela , habilidoso , ágil , veloz da equipe X ? ”Esta é uma pergunta que se ouve freqüentemente em conversar de futebol . Os jogadores surgem das categorias de base , fazem 5 partidas ( isso quando completam 5 ) por suas equipes reveladoras e rumam para fora o país com promessas de salários altíssimos , inimagináveis para nosso padrão nacional .O fato é que nem mesmo temos tempo de conhecer quem são de fato os jogadores . Mas recentemente os clubes brasileiros estão buscando fortalecer – se repatriando nossos craques que nos deixaram prematuramente .
Podemos usar como exemplos o jogador Edimílson , hoje zagueiro ( por empréstimo ) palmeirense , surgiu no São Paulo em plenos anos 90 e após ter mostrado um bom controle com a bola nos pés , viajou e firmou contrato com o Barcelona ( Espanha ) . Hoje é jogador do Villareal ( também clube espanhol ) , voltou nesse começo de ano para compor a equipe liderada pelo treinador W. Luxemburgo, que almeja ganhar o Campeonato Brasileiro desse ano .
Denílson , hoje atacante do Itumbiara , fez sucesso no São Paulo no começo dos anos 90 juntamente com Dodô e França . Até a venda de Kaka’ para o Milan era o jogador que arrecadou mais dinheiro à um clube brasileiro . Denílson foi do São Paulo diretamente para o Real Bétis ( Espanha ) , se tornou ídolo chegou a integrar a seleção brasileira e após a Copa do Mundo de 2002( Coreia – Japão ) sua carreira passou por mais baixos do que altos , indo parar no Dallas ( Estados Unidos ) antes de retornar ao Palmeiras em 2008 .
Porém o nome do momento em todos os tipos de mídia possíveis e imagináveis é Ronaldo , ele mesmo o fenômeno . O atacante despontou na equipe do Cruzeiro e lá permaneceu entre 1993 e 1994 sendo artilheiro e campeão do Campeonato Mineiro . Foi para o PSV ( Holanda ) e passou por Barcelona ( Espanha ) , Inter de Milão ( Itália ) , Real Madrid ( Espanha ) e Milan ( Itália ) antes de retornar ao Brasil para jogar no Corinthians no começo deste ano ( 2009 ) . O maior artilheiro de todas as Copas do Mundo teve uma carreira muito conturbada por causa de suas gravíssimas lesões nos dois joelhos .
Envelhecidos , mais maduros e experientes . Esses são nossos ídolos do passado e ainda do presente que continuam fazendo nossos olhos brilhar . Essa experiência dá um novo ânimo para nosso futebol . E estimula cada vez mais os jovens à acompanhar futebol .Sem dúvida alguma é uma atitude nobre de nossos clubes . Torcemos para que essa atitude continue . Mas mesmo assim , temos de dar parabéns aos dirigentes de clubes pela iniciativa até o momento .
sábado, 14 de março de 2009
Para entrar nos estádios, torcedor necessitará ser identificado por cartão
Em medida visando maior segurança nas praças futebolísticas do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Esportes Orlando Silva Júnior divulgaram na última sexta-feira a proposta do governo federal para solucionar o problema.
Com o nome de “Torcida Legal”, o projeto consistirá no cadastramento dos torcedores, que receberão um cartão.
A ideia é que o documento também sirva como ingresso, devendo ser carregado com créditos nas casas lotéricas, tal qual um cartão de celular pré-pago. Para entrar em prática, no entanto, haverá uma reunião na próxima terça-feira com o Clube dos 13, cujos clubes filiados discutirão a viabilidade da proposta.
Com o cadastramento previsto para ter início em junho, o cartão será obrigatório para o torcedor que quiser frequentar estádios com capacidade superior a 10 mil lugares a partir de 2010 e válido para os Brasileiros das séries A e B.
O ministro Orlando Silva Júnior disse que o projeto teve como base a análise de medidas semelhantes aplicadas na Inglaterra, além de ter contado com assessoria jurídica para a sua viabilização. De acordo com Silva Júnior, o “Torcida Legal” proporcionará maior conforto e segurança ao torcedor.
Na sexta-feira o presidente Lula encaminhou ao Congresso projeto de Lei para alteração do Estatuto do Torcedor. Seriam acrescentados artigos que criminalizam diversas ações que ocorrem nas proximidades das praças esportivas, como a ação de cambistas e a violência num raio de 5 km das arenas.
segunda-feira, 9 de março de 2009
Uma homenagem a Nelson Rodrigues
Pra muitos o melhor jornalista esportivo, sempre com suas diferenciadas crônicas Nélson Rodrigues criou um personagem que quando um gol acontecia de forma totalmente não convencional, estranha, que entrara em campo o ''Sobrenatural de Almeida'', criando o gol mágico, também chamado de "gol espírita".
Pois bem. Em um de seus últimos anos antes de fechar as portas, o Jabaquara Atlético Clube escalou o Sobrenatural de Almeida e evitou o pior. O Jabaquara foi fundado em 1914, na cidade de Santos (SP), por um grupo de jornaleiros espanhóis, conhecidos como "tribuneiros".
No clube sempre houve muita disputa interna pelo poder, com os velhos espanhóis se digladiando na direção. Um desses antigos dirigentes, fanático pelo time, registrou em testamento que após a morte seu corpo deveria ser enterrado no centro do gramado do clube.
A vontade do dirigente causou um vendaval, com as diversas facções descendentes de espanhóis dividindo-se, umas a favor de que se cumprisse a vontade do morto e outras negando-se a escavar o campo para enterrar um cadáver.
Finalmente a vontade do defunto prevaleceu e uma escavadeira entrou no gramado e abriu a cova cinco dias antes de um jogo decisivo entre Jabaquara e Francana, time do interior do Estado de São Paulo.
O Jabaquara precisava da vitória para evitar o descenso para uma divisão abaixo e a Francana precisa ganhar para subir um divisão acima. Ou seja, um jogo de vida ou morte para ambos.
O jogo correu tenso e o primeiro tempo terminou 0 x 0. O empate evitava a queda do Jabaquara, mas não garantia a ascensão da Francana. Até que a 10 minutos do fim da partida a Francana faz 1 x 0. Festa no interior! Os jogadores do Jabaquara começaram a entrar em pânico vendo o final do jogo se aproximar. Se a situação já estava ruim para todos, imagine tendo de jogar numa divisão inferior. Seria o fim.
No último minuto, vendo que o juiz da partida já havia consultado o cronômetro e daria o apito final, o goleiro do Jabaquara, desesperado, deu um chutão para a frente, com toda força de que era capaz. A bola subiu mais alto do que nunca, caiu no centro do gramado, exatamente no meio, em cima da cova do dirigente enterrado, quicou e subiu novamente, descrevendo uma curva que desafiava as leis da física, e se encaminhou para as traves da Francana. O goleiro interiorano, incrédulo, viu a bola se encaixar no alto, no ângulo, impossível de ser defendida. Placar final: 1 x 1.
Os jogadores do Jabaquara, maravilhados com o acontecimento, correram todos para o centro do gramado, ajoelharam-se em volta do círculo central e da cova se benzeram com respeito. Era um jogo de vida ou morte. O Sobrenatural de Almeida tinha de jogar!
sexta-feira, 6 de março de 2009
Tricolor muda atitude e quebra tabu na Colômbia
Mal o jogo começou e com 2 min. Washington recebeu um lançamento primoroso de Jorge Wágner e mostrou o cartão de visitas são-paulino.
Quem não gostou muito foi o time da casa, que teve domínio da posse da bola enquanto do outro lado ela parecia queimar nos pés da defesa tricolor que insistia com chutões.
Porém em uma jogada isolada aos 28 min. Washington mais uma vez foi para as redes, literalmente! Em mais um lançamento, agora de Hernanes, W9 dominou e bateu entre os zagueiros colombianos.
Apóes o gol o América partiu pra cima e em cobranças de falta e numa bola cruzada de Arango, levou perigo à meta do capitão Rogério Ceni. E foi só na primeira etapa.
Segundo tempo iniciado e o SP jogava como se estive perdendo, logo aos 5 min. Borges de cabeça em um rebote do goleirão Mesa somente a cutucou pro cantinho.
Aos 9 a torcida começou a apelar jogando objetos no gramado, mas nem com o rádio jogado o time acordou.
A reação foi pintar aos 39 min. em uma bonita tabela, Cortes , bateu na saída de RC. Mas não havia tempo pra muita coisa. Fim de jogo e o tricolor que nunca tinha vencido na Colômbia, lidera o grupo 4 ao lado do Defensor, próximo adversário em Montevidéu às 21h50 dia 18 desse mês.
* Mico da rodada: o autor do gol de empate do Paraná contra o Mixto-MT levantou a camisa após converter o penati. O que ele não esperava era o juizão chegar com o segundo cartão amarelo, para expulsá-lo. João Paulo tentou com todos os gestos evitar o cartão, mas de nada adiantou . O consolo foi saber que o seu time venceu nos PENALTIS.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Belluzzo: Uma voz a ser ouvida
Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo. 66 anos, é conselheiro político do presidente Lula, membro do Conselho de Administração da Bolsa de Mercadorias e Futuros, dentre outros cargos de extrema importância em sua carreira, mas o que mais lhe marca e o traz para os holofotes do Brasil inteiro, é a sua mais nova responsabilidade, o cargo de presidente de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Um homem com uma visão administrativa de respeito, com grandes planos para o futuro do Palmeiras e sua academia de futebol. O grande arquiteto da vinda do craque Keirrison junto da parceira Traffic, o responsável pela antecipação da construção de um Centro de Treinamento de verdade para as categorias de base do time, e o homem que planeja a todo custo a nova Arena Multi-uso do estádio Palestra Itália para que esta esteja pronta em 2011 para a Copa de 2014 no Brasil, e que possa ser palco de duas partidas para a Itália.
Juvenal Juvêncio, presidente de futebol do São Paulo Futebol Clube, um dos maiores rivais do Palmeiras, demonstrou grande satisfação com a posse de Belluzzo. "Temos conversado. Ele é uma pessoa esclarecida, com respeitabilidade, uma voz a ser ouvida. O futebol ganha quando um time do Palmeiras traz o Belluzzo. Ele tem o que dizer".
Se a maioria dos clubes de futebol do país tiverem a mesma iniciativa deste dois grandes clubes, de aumentarem suas relações extra-campo nos bastidores, assim como o presidente do Corinthians, Andres Sanchez, também vem tentando fazer com seus rivais, poderá ser um grande avanço para o futebol brasileiro e quem sabe, não diminui cada vez mais os problemas que se criam a cada véspera dos clássicos feitas principalmente pelas torcidas organizadas. Imaginando um futuro como este, torceremos para que esta aproximação termine como um golaço.
Antonio Carlos se demite do cargo de diretor-técnico do Corinthians
Depois de muita repercussão após o episódio no qual Ronaldo se esbaldou na balada até as 5:30 da manhã, quando o horário previsto para o retorno dos jogadores era no máximo até as 23 horas, o diretor-técnico do Corinthians, Antonio Carlos, muito pressionado, acabou se demitindo.
Antonio Carlos alegou que o motivo de sua auto-demissão não havia sido pelo fato de estar presente com Ronaldo na balada até a madrugada, e sim por divergências de ideias dentro do Corinthians.
Entretanto o ex-dirigente corinthiano fez questão de agradecer ao presidente Andres Sanchez por todo o apoio e confiança que recebeu nos 15 meses em que ocupou o cargo.
O ex- zagueiro sai do Corinthians com a sensação de dever cumprido, já que foi responsável pela montagem do elenco, por indicações e contratações de muitos atletas.
Depois desta experiência no Corinthinas, Antonio Carlos pretende realizar um antigo sonho: se tornar treinador. Diz já ter até recebido propostas para concretizar este sonho.
Agora resta esperar e torcer para que mais um bom treinador esteja surgindo para o futebol brasileiro.
Fim da novela
Após praticamente três meses de grande expectativa o maior goleador de todas as Copas está de volta ! Ronaldo estreou nos 25 minutos finais do jogo Corinthians 2 X 0 Itumbiara , em Itumbiara – GO . A equipe do Parque São Jorge marcou no final do primeiro tempo com o zagueiro Chicão , de pênalti , e no começo da segunda etapa com André Santos , em chute cruzado da entrada da grande área .
A torcida local encheu o estádio da cidade para ver ,o que até então era , a possível estréia do fenômeno ( seria a volta aos gramados após 1 ano e 20 dias de recuperação ) . Durante todo o espetáculo a enlouquecida torcida clamava o nome da estrela , até que aos 24 minutos da segunda etapa Mano Menezes resolve atender o pedido e coloca o atacante em campo no lugar de Jorge Henrique que havia se contundido após receber uma forte entrada em seu tornozelo esquerdo .
No tempo em que teve a oportunidade de jogar o camisa nove não conseguiu mais que um bom passe para Otacílio Neto , o qual não surtiu maiores efeitos uma vez que o atacante quis decidir tudo sozinho, e uma pedalada arriscada para cima do zagueiro adversário , jogada que acabou com falta do fenômeno .
Ao término da partida a torcida satisfeita com o pouco que viu continuava a aplaudir o jogador , no mesmo momento repórteres invadem o campo com o objetivo de conseguir em exclusivo uma palavrinha do estreante , mas foram impedidos pelos seguranças particulares do ídolo . Ronaldo saiu sem falar com ninguém e após ter levado uma "microfonada" de um repórter .
É muito cedo para dizermos se Ronaldo será ou não uma boa alternativa para o técnico Mano Menezes , mas apenas sua presença já é um fator positivo para o clube que lucra a cada segundo aproveitando – se do marketing realizado em cima do jogador .
terça-feira, 3 de março de 2009
São Paulo busca primeira vitória na Libertadores 09
por Luiz Felipe Chaguri
Depois de um empate suado contra o Medellín na primeira rodada , o SP do técnico Muricy viajou nesta terça-feira para Cali, na Colômbia, onde enfrenta o América. A importância da partida se deve não só ao fato de ser um jogo de nível internacional mas também de que resultados opostos podem mudar completamente o animo da torcida tricolor que deposita todas as suas fichas na competição sul-americana.
Uma vitória tricolor deixaria o time como líder do grupo 4 ao lado do Danúbio. Porém um possível tropeço faria o time do Morumbi segurar a lanterna.
O semblante dos jogadores foi de que nem a derrota no clássico para o Santos por 1x0 no domingo afetou a confiança do elenco.
``Por tudo que o SP fez nos últimos anos, ficamos muito visados , somos muito mais estudados pelos outros times, e nós teremos que nos superar e apresentar um algo a mais para surpreender`` - explicou Dagoberto.
Quinta-feira 23:30 América de Cali x São Paulo ao vivo no SPORTV
domingo, 1 de março de 2009
Vagner Mancini , 4 jogos e três vitorias
O Santos venceu o São Paulo por 1 x 0 em partida disputada na Vila Belmiro , acabando assim com um tabú de três anos (equivalente à sete partidas ) sem vencer seu rival . A vitória faz com que a equipe do litoral passe a ocupar a quarta posição do campeonato - atrás apenas de Palmeiras ,Corinthians e São Paulo .
Em seu quarto jogo como treinador santista , o técnico Vagner Mancini já demonstra ter sido uma boa opção para o lugar de Márcio Fernandez . Foram quatro partidas , três vitórias e um empate , 2x1 contra o Rio Branco (Copa do Brasil ), 1x0 contra o Botafogo - sp, 2x2 contra o Bragantino e 1x0 hoje contra o São Paulo . A vitória de hoje garante mais tranquiliade ao elenco santista que passou por uma pequena quebra de producão após a derrota para o Palmeiras por 4x1 fora de casa .
Sua primeira decisão ao chegar na Vila foi reintegrar o goleiro Fáio Costa e o zagueiro Fabiano Eller que haviam sido afastados do grupo após terem discutido no vestiário após o jogo contra o Marília , onde na ocasião o peixe perdera por 1x0 fora de casa . Parece que a reintegração surtiu efeito , uma vez que a equipe se vê invicta desde intão .
O técnico tem agora seis dias para trabalhar com a equipe até seu próximo jogo , que será em Itápolis , contra o Oeste . Depois enfrenta o Paulista dia 12 em casa e na saquência pela Copa do Brasil contra o Rio Branco , também em Santos (dia 18 de Março).