quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Batalha dos Aflitos ''O RETORNO''

Ganhar do Náutico em Recife, esse ano não está tão difícil assim. Mas o jogo desta quarta tinha um sabor especial para os pernambucanos, além de colocar ''água no chopp'' tricolor, o objetivo era permanecer mais uma rodada fora da zona da degola.

Penalti perdido aos 6min. por Bruno Mineiro, (porque o Carlinhos Bala usa a 10)grande defesa de Bosco, se recuperando da ''bizarrice'' com o André Dias no clássico de domingo.

Gol de Bruno Mineiro para calar o próprio autor que lhes escreve.
Ah e o SP?? Bem o time do Morumbi ainda estava pensando se iria jogar, mesmo depois do 1x0 ainda estava perdido em campo. Júnior César é o melhor exemplo, após ser expulso por gestos de lutador de boxe no ar.

O segundo tempo começou, e não é que o SP resolveu jogar!
Sem muita qualidade técnica, até porque o gramado dos Aflitos não permite, mas com muita raça, parecendo até que o tricolor tinha um jogador a mais.

E quando o SP resolve jogar o mínimo de futebol, a rede anda balançando!
Hernanes de falta, após o desvio na parte traseira do zagueirão.

Mas o SP não gosta de jogo fácil, não vence um jogo por mais de 2 gols de diferença desde Maio contra o Cruzeiro, no Morumbi. Então Richarlyson foi expulso.
Com 2 jogadores a menos o SP resolveu dar uma aula de preparo físico para os pernambucanos.

O tricolor foi pra cima, pressionou o time do Timbu e aos 44 do segundo tempo HUGO, o artilheiro dos jogos impossíveis, resolveu aparecer, após grande ASSITÊNCIA de OSCAR (que não é o do basquete), virar o jogo e selar a vitória paulista.

O Náutico ainda teve 2 expulsões no fim, para o juiz REALMENTE não passar sem os olofotes dele.

Não é que esse campo horrível dos Aflitos nos proporciona jogos tão históricos!?
Curiosamente os mais ''Aflitos'' são os torcedores do Náutico que no fim das contas, saíram derrotados pelo Grêmio em 2005 e agora pelo São Paulo.

Avante Tricolores!

domingo, 27 de setembro de 2009

Saudades de um camisa 10

A quanto tempo você não vê um legítimo 10 entrar em campo?
Antes de calcular, lembro de maestros como Pelé, Raí, Zidane, Ronaldinho, Maradona, Rivelino. Como jogavam bola esses camisas 10!
E hoje?
Quem é o melhor camisa 10 do mundo?
Com certeza não é ninguém que chega aos pés desses aí de cima.
Infelizmente creio que cada dia teremos menos esse jogador de classe, simplicidade, ginga, malícia e categoria.
Messi, que tem tudo para vencer o prêmio de melhor do mundo em 2009, não consegue nem dar o tom para sua seleção ir a Copa.
Cristiano Ronaldo, o 7 era seu número, virou o 9, mas a simplicidade e o seu companheirismo seria digno de um 5.
5, essa era a camisa de Zidane no Real Madrid, clube atual de Cristiano Ronaldo.
Mas foi com a 10, da seleção francesa que ''Zizou'' nos tirou 2 copas do mundo.
Ahh aquela copa de 2006, o ano em que Ronaldinho ''parou de jogar''.
O último 10 que vi brilhar.
Hoje ele usa a camisa 80, está bem longe de voltar a ser um legítimo 10.
De Raí seria patriotismo falar. De Rivelino, Pelé e Maradona, prefiro nem comentar.

O jogador mais completo, digno de uma nota 10, disfarça-se com a 8 em seu clube.
Porém, encorpora todos os 10 que nossa gloriosa seleção brasileira já nos brindou. Obrigado Kaká.
Mas agora a Copa EU quero ganhar.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

São Paulo vence Bota, embala de vez e cola no G-4

Por Luiz Felipe Chaguri

Após a confiança voltar os resultados também voltaram a aparecer. Esse é o SP do técnico Ricardo Gomes. Agora os ''chuveirinhos'' de Jorge Wágner já não são a maior arma do tricolor. Com passes rápidos e precisos o time venceu o Botafogo pela 17ª rodada do Brasileirão.

Apesar do susto aos 20 min. quando Lúcio Flávio abriu o marcador, o SP não afobou e partiu pra cima do time carioca com cautela e jogadas incisivas pelo meio.

E foi numa delas que aos 37 min. o ''trombador'' Washington dominou a bola na meia-lua pela entrada da área e colocou com alguma categoria para Hugo em clara situação de gol. A afobação ficou para o goleiro Castillo que com o carrinho dentro da área cometeu penalti no meia são-paulino.

Jorge Wágner bateu, ela resvalou na trave, mas morreu no fundo da rede botafoguense. 1x1

Aos 45 minutos, o zagueiro André Dias se aventurou como um ponta-direita e após os gritos de Washington pedindo o passe, tocou para o artilheiro deixar o seu 5º gol na competição.

No segundo tempo o SP mesmo vencendo, continuou em cima do alvinegro, porém somente aos 26 min. conseguiu o gol que selou a vitória. Em um lançamento a lá Rogério Ceni, Dênis colocou a bola na cabeça de Borges, passando para Dagoberto cutucá-la na saída de Castillo.

Após o gol, alguns gritos de ''olé'' e duas chances disperdiçadas por Hernanes exemplificaram a tranquilidade do ''mais querido'' pelo apito final.

O SP chega a 5ª colocação com 27 pontos e mede forças com o Goiás no domingo, novamente no Morumbi, enquanto o Fogão estaciona na 13ª colocação com 19 pontos. O clube carioca recebe o Atlético-PR no sábado, em casa.




terça-feira, 9 de junho de 2009

Antes do Paraguai, bola parada e rachão resumem o treino de Dunga

Por Rafael Bueno

Depois da partida contra o Uruguai, no sábado à tarde, os titulares da seleção brasileira só voltaram a pegar na bola nesta terça-feira, véspera do confronto com o Paraguai. A partida será realizada no estádio do Arruda, em Recife.

O treino se restringiu a alguns minutos de trabalho tático em jogadas de bola parada. Tanto a defesa quanto o ataque foram exigidos. Após o trabalho, os jogadores realizaram um animado rachão, atividade comum no futebol que não passa de uma brincadeira.

A dúvida sobre quem será o substituto de Luís Fabiano, suspenso, persiste. Alexandre Pato e Nilmar revezaram-se no treinamento comandado pelo treinador. Já o lateral Daniel Alves, se depender do treino de hoje, será mantido na lateral-direita.

Não se discute a folga dada aos jogadores no domingo, dia seguinte à goleada sobre o Uruguai. Ontem, naturalmente, apenas os reservas fizeram um coletivo contra uma equipe de base do Santa Cruz; os titulares apenas fizeram um trabalho regenerativo, com corridas em volta do campo.

É muito estranho, contudo, que se dedique apenas alguns minutos ao trabalho tático e depois seja liberado o rachão.

A seleção mostrou deficiências na partida de Montevidéu, apesar da goleada. Dunga deveria ter aproveitado melhor o tempo que teve hoje para treinar sua equipe, em especial o posicionamento defensivo, visando dar menos brechas à criação de jogadas do adversário.

O rachão é uma atividade descontraída que exige o físico dos atletas tanto quanto – ou até mais – um treinamento tático coletivo com paradas para instruções e posicionamento dos atletas. A diferença é que a brincadeira nada acrescenta na preparação do Brasil para a Copa.

domingo, 7 de junho de 2009

Notas sobre o Paulistão Série A3

*Agora o GEO decide a final em duas partidas com o Votoraty, que tem a vantagem de decidir em casa por ter pontuado mais na competição. O primeiro jogo será no próximo domingo, em Osasco.

*Conseguiram acesso para série A2: Votoraty, Grêmio Osasco, Osvaldo Cruz e Pão de Açúcar

(finalistas)

GEO goleia XV e sobe para série A2 do Paulistão

Com estádio lotado a equipe da casa vence XV de Piracicaba em jogo disputado

Por Gustavo Quattrone

O Grêmio Esportivo Osasco garantiu acesso, na manhã de hoje(07/06),para a série A2 Campeonato Paulista de Futebol. Quem houve o placar do jogo, 3x0 para o time da casa, logo pensa que foi um jogo fácil onde apenas uma equipe jogou. Mero engano!

O primeiro tempo foi duramente disputado, porém os gols saíram apenas na etapa final. Logo aos 3 minutos, João Paulo usou a cabeça para abrir o placar. Aos 11 foi a vez do lateral Souza ampliar para 2x0. Aos 40 Rogerinho sofre pênalti, marcado por Paulo Cesar de Oliveira. Edinho bate e desperdiça. Mas quando tudo parecia decidido, Rogerinho marca mais um para a apaixonada torcida. Grêmio Osasco 3x0 XV de Piracicaba.

Um dos melhores jogos que presenciei. As duas torcidas deram um show a parte! Lotaram o estádio José Liberatti(Jardim Rochedalle/Osasco) e cantaram do inicio ao fim o jogo. Faixas, tambores e bandeiras também estavam presentes. Um jogo para guardar na memória.

domingo, 17 de maio de 2009

GEO vence em jogo tenso

Com dois gols em menos de 10 minutos GEO vence Pão de Açúcar e se mantêm vivo na luta

Por Gustavo Quattrone

Em partida dura realizada sábado(16/05), pelo Campeonato Paulista Série A-3, o Grêmio Esportivo Osasco venceu o forte grupo de atletas do Pão de Açúcar Esporte Clube. O jogo foi truncado do começo ao fim. Logo no começo do jogo, após falha da defesa osasquense que não conseguiu cortar u longo lancamento, o Pão abriu o placar. O jogo ficou tenso, torcedores das organizadas do GEO estavam apreensivos. Esbravejavam contra o juiz, contra seu assistente e principalmente contra o goleiro do Pão. Sinceramente não sei se o jogo acabaria bem se o mandante não fizesse no mínimo um gol. Mas para surpresa de todos, em menos de 10 minutos, veio a virada! 2x1 e o apito final.

A equipe, com a vitória, garantiu ainda chances de classificação. Antes de começar a rodada, a equipe estava em estava em ultimo lugar com 1 ponto, em um grupo de 4 equipes(Penapolense, XV de Piracicaba, Pão e GEO).Agora a equipe fica esperando os próximos jogos da rodada para confirmar sua colocação.

Para mais informações sobre o campeonato:

http://www.futebolpaulista.com.br/competicao.php?page=4&cat=46&cam=76&ano=2009&fase=2

terça-feira, 12 de maio de 2009

Marcos faz milagre e Verdão vai às quartas

Pentacampeão pega três pênaltis e garante a classificação alviverde para próxima fase da Libertadores

Por Gustavo Quattrone

Em noite iluminada Marcos classifica “sozinho” o Palmeiras para as quartas de final da Copa Libertadores da América. Com importantíssimas defesas no tempo normal o pentacampeão conseguiu levar o jogo para os pênaltis. Sua estrela mais uma vez brilhou e o goleiro defendeu três cobranças, dizimando os nordestinos da competição.

A experiência do pentacampeão Marcos fez a diferença no confronto. Enquanto a equipe da casa se desesperava cada vez mais com a falta de gols, o goleiro salvava sua equipe com brilhantes defesas.

Apesar das modificações um tanto quanto precipitadas realizadas por V.Luxemburgo, a equipe conseguiu sair vitoriosa da Ilha do Retiro. Após o jogo, Marcos disse que os pênaltis defendidos foram pura sorte uma vez que não assistiu a nenhum vídeo dos batedores do Sport, além de nenhum desses ter feito a “paradinha” nas cobranças.

O Palmeiras enfrenta agora o Nacional do Uruguai, equipe que se classificou automaticamente, assim como o São Paulo, após os clubes mexicanos(Chivas e San Luis) terem abandonado a competição.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Se não jogar aqui eu não quero!

Conmebol vacila e clubes mexicanos abandonam a Libertadores

Por Gustavo Quattrone

Na tarde de sexta-feira(08/05) a Federação Mexicana de Futebol anunciou em seu site o abandono(até o momento) de Chivas Guadalajara e San Luis do principal campeonato das Américas. O motivo do abandono foi a recusa por parte de seus adversários(São Paulo e Nacional, respectivamente) em jogar no México, devido à epidemia de gripe suína existente no local.

O caso estava nas mãos da Conmebol(Confederação Sulamericana de Futebol) há duas semanas e nada foi definido. Foram levantadas hipóteses. Levar o jogo do México para o Paraguai, Colômbia, Venezuela. No caso do Chivas, de realizar um jogo no Morumbi e o outro em Curitiba. E outra alternativa seria apenas um jogo, que seriam realizados no Brasil(São Paulo x Chivas) e no Uruguai(Nacional x San Luis).

Com a desistência da competição por parte dos mexicanos, São Paulo e Nacional devem ir automaticamente para as quartas de final. A Conmebol anunciou na tarde de sexta que a fase(para São Paulo x Chivas e Nacional x San Luis) será disputada em jogo único no próximo dia 20. Os mexicanos mantém sua decisão, no entanto nenhum documento foi oficialmente emitido por parte dos mexicanos.


# NOTA IMPORTANTE: A OMS(Organização Mundial de Saúde) divulgou no último dia 09/05 que passam de mil os casos de gripe suína no México, 42 pessoas morreram.

Foi dado o pontapé inicial!

20 equipes brigam pela taça do campeonato mais disputado do mundo, esse ano promete…

Por Gustavo Quattrone

Começou o Campeonato Brasileiro 2009! São 20 equipes disputando o mais disputado campeonato do mundo. Exagero? Não, é só pararmos para analisar a quantidade de equipes consideradas grandes. Nenhum outro país possui um campeonato nacional em que haja tantas equipes com reais capacidades de chegar ao título.

Podemos pensar em Campeonato Espanhol, Barcelona e Real Madri lutam quase sempre isolados. Isso também ocorre nos campeonatos: Alemão(Bayern Munique, Bayern Leverkusen, Borussia Dortmund, Herta Berlim, Werder Bremen, Shalke 04), Italiano(Milan, Internazionale, Juventus, Roma, Fiorentina e Udinese), Francês(Lyon, Saint-Etienne, Olympique, Nantes, PSG, Bordeaux,Monaco e Stade de Reims), entre muitos outros campeonatos nacionais.

No Brasileirão (série A), desse ano, temos como equipes bem cotadas : Cruzeiro, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Atlético Mineiro, Santos, Botafogo, Grêmio, São Paulo, Corinthians , Flamengo e Atlético Paranaense. Sem falar de Sport, Náutico e Vitória, três equipes de imensa tradição e que quando impulsionados por suas respectivas torcidas dão trabalho à qualquer um.

Para esse ano equipes como Cruzeiro e Internacional vêm com muita força, em minha opinião, são as duas melhores equipes do país na atualidade(apurando apenas suas campanhas nos campeonatos estaduais). Porém o Corinthians de Ronaldo e companhia vem embalado após a conquista invicta do Paulistão. Esse Brasileirão promete!


#As equipes que aparecem em negrito são as maiores vencedoras de seus campeonatos nacionais.

domingo, 3 de maio de 2009

PÃO E CIRCO

por: Victória Brotto


Voltamos aos tempos antigos, ou talvez nunca tenhamos saido deles.
Na época do Império Romano o povo era distraído e alienado pela política do "pão e do circo".
Enquanto tivesse diversão e comida as bocas ficavam caladas e o Império teria a alienação popular.
À luz deste período e desta política romana observemos o país. Sim, O Brasil.
O Congresso Nacional está podre [ será que houve alguma época em que não estivesse?].Passagens áreas transbordando dos bolsos dos nossos excelentíssimos senhores deputados. 181 diretorias , diretores dirigindo a si mesmos, diretorias que só seriam possíveis mesmo num país como esse- como diria Zé Simão- "o país da piada pronta!" Voltamos ao feudalismo senhores! Temos castelos, senhores feudais e vassalagens ao tempero contemporâneo.
E enquanto o mal cheiroso patamar governamental rasga o dinheiro do contribuinte- nós, alienados cidadãos sem voz- o brasileiro se cala, ou melhor, a voz dele está sendo ouvida nos estádios de futebol ou em frente à TV. Os jornais são comprados sim, aos montes, mas o único caderno que não é jogado no lixo é o de esportes. Ressalto aqui que nada tenho contra o esporte e a arte de admirá-lo e se informar sobre ele, entretando o que se coloca em crítica é o indivíduo "futebolesco", ou seja, que se exploda os políticos e o caos que se encontra esse país, calem a boca que eu quero ver o jogo!
Enjoa-me só de pensar em tal sujeito.
Pergunta: Onde está o cidadão consciente? Sofremos do tão famigerado "analfabetismo político", senhores!! Por "n" motivos, não só o culto e o doentio fanatismo futebolístico, mas este deve ser citado, afinal, o Brasil poderia ser conhecido muito mais do que somente "o país do futebol".
Viva a política do pão e circo! Viva o populismo e a cegueira popular!
Calarei minha boca agora, pois acho que o brasileiro está querendo discutir a "Bohemia" do Ronalducho.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Um dia de rei na casa do Rei

Ronaldo inspira Corinthians à vitória , com dois gols – Timão 3 x 1 Peixe

Por Gustavo Quattrone

“Estou muito feliz de ser rei por pelo menos um dia na casa do Rei.”. Essa foi a última frase dita por Ronaldo antes de ir para o vestiário após ter marcado dois gols contra o Santos na Vila Belmiro. O jogador foi essencial na vitória corinthiana.

Seu primeiro gol , o craque demonstrou que apesar de lento sabe dominar a bola como poucos. Já o segundo, foi um GOLAÇO! Após ser lançado por Elias, Ronaldo driblou o lateral Triguinho com um corte de “letra” e encobriu o goleiro Fabio Costa ,que estava adiantado(desnecessariamente, uma vez que haviam dois jogadores marcando o fenômeno).

Aos 32 anos e acima de seu peso ideal , o Fenômeno ainda dá mostras de um futebol de alto nível. Até o momento Ronaldo correspondeu à altura quando foi necessário. Marcou contra Palmeiras, São Caetano, São Paulo, Santos e outros. Gols importantíssimos que provam que o Fenômeno não é apenas uma jogada de marketing!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

O que o são-paulino aprendeu com o corinthiano

por Luiz Felipe Chaguri

Pode não ter sido a maneira mais saborosa de se aprender uma lição. Mas o que o torcedor tricolor demostrou ao incentivar o time, mesmo após estar perdendo por 2x0 no Morumbi foi algo que só um corinthiano faria.
A atitude da torcida tricolor foi até de certa forma surpreendente e acabou com um rótulo que a muito tempo tinha, como ''torcedores de finais '' ou de ''torcida acomodada''.
No jogo, o que se viu foi uma vitória dos visitantes incontestável no ponto de vista tático e físico. Muricy armou um time que nunca foi a campo em outra oportunidade e o Corinthians usou da calma, posse de bola e do brilho de seus três atacantes para matar o jogo no segundo tempo.
Agora para o SP, abatido ou não, tem os mata-matas da Libertadores para se recuperar do Paulista e quem sabe tirar mais um rótulo, o do técnico Muricy de ''amarelar em mata-matas''.
O Timão enfrenta o Santos na final, com as vantagens de poder empatar os dois jogos, ter o jogo da volta ''teoricamente'' em casa ( se a F.P.F. não complicar a tabela) e ainda não ter jogo durante o meio de semana pela Copa do Brasil.

sábado, 18 de abril de 2009

Os gigantes tem sempre a preferência

Por Gustavo Quattrone

Falta de critério! Erros gritantes! Cartões desnecessários! Esses são alguns problemas frequentes na arbitragem do futebol, principalmente no brasileiro. Quem não se lembra do vexame da máfia dos apitos no ano de 2005? Onde juízes como Edílson Pereira de Carvalho se deixaram corromper manipulando algumas partidas de futebol(na ocasião as 11 partidas o campeonato brasileiro apitadas por Edílson foram anuladas). O cara-de-pau foi chegou a ser preso pela Polícia Federal e ainda teve a audácia de fazer um livro próprio no qual contou suas histórias de roubalheira.

Praticamente três anos e meio após o escândalo verificamos ainda uma arbitragem completamente articuladora de resultados. Podemos pegar como exemplo os jogos da Copa do Brasil, onde times minúsculos enfrentam as grandes equipes do país. Na dúvida, os árbitros decidem favorecendo o maior. Não existe definição melhor do que a do jogador Denílson no intervalo do jogo entre Itumbiara x Corinthians, o jogador disse: “É aquela velha história, o time pequeno jogando contra o time grande.”

Até mesmo no mundo do futebol existe a marginalização. As equipes pequenas não tem vez no espetáculo. Por mais bem montada que for a equipe, sempre haverá alguém para empurrá-la para o fundo do poço. Não está na hora do jogo ser decidido na bola e não mais no apito?

domingo, 5 de abril de 2009

O melhor presente para um centenário

por André Zuliani

Nada como ganhar de um rival. O clássico, em si, pode marcar uma partida tanto como um jogo de semi-final ou uma final de campeonato por muitas vezes poderem se tornar históricos. Mas o clássico desse fim de semana, um dos mais aclamados e famosos da história do futebol brasileiro, ficará marcado de vez no coração de muitos torcedores.

O Gre-Nal de número 376 deste domingo, o centésimo no Beira-Rio, marcou a primeira partida após a comemoração dos 100 anos do Internacional de Porto Alegre, e além de conseguir a vitória, manteve-se invicto contra o rival este ano e de quebra eliminou o Grêmio da Taça Fábio Koff, o 2º turno do Gaúchão, e se classificou para as semi-finais.

A partida foi disputada, com os dois times tentando atacar e a defesa de cada um contendo seus atacantes, e o jogo acabou se concentrando a maior parte no meio de campo. O Grêmio abriu o placar com um penalti assinalado pelo árbitro Leonardo Gaciba aos 19 do primeiro tempo, convertido por Tcheco. A torcida colorada pode ficar aliviada aos 33 minutos, com um penalti cometido por Thiego e transformado em gol por Andrézinho.

No 2º tempo, o jogo continuo muito disputado, tendo duas expulsões para cada lado (Taison pelo Inter, e Rafael Marques pelo Grêmio). Mas aos 32 minutos, o zagueiro Índio deu números finais a partida e a vitória ao Internacional.

Sempre é bom ganhar um clássico, mas um jogo marcado com uma história grande como esta merece mesmo ser lembrado pelos torcedores colorados. Afinal, que belo presente eles ganharam.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Uma emoção...

por Luiz Felipe Chaguri

Como a muito tempo não se via. Ele errou, insistiu, perdeu todas as oportunidades e mais algumas, só que do Morumbi ele não saia sem deixar uma bola nas redes. Abraçado pelos companheiros após o seu tento, não se conteve.
Esse era Dagoberto, que após jogar o azar para longe, se emocionou e como um garotinho que marcava seu primeiro gol como profissional, se ajoelhou no gramado e o beijou para simbolizar o seu primeiro gol no ano.
''Era para ter saído antes, porque tive várias chances. Mas graças a Deus o gol saiu. Não estava passando por uma boa fase, mas o lema é sempre trabalhar e buscar que as coisas dão certas" -desabafou o atacante.
O camisa 25 ainda ressaltou que não vive um bom momento, porém o peso na suas costas diminuiu e muito.
'' No primeiro tempo, já era para o jogo estar 5 a 0. Eu perdi muitas chances. Mas felizmente o gol saiu, estava batalhando. Mas, sempre deixei claro que não sou artilheiro. E reconheço que não estou em boa fase. ''

Após essa vitória por 2x1, que ainda teve Washington marcando, o tricolor se classificou para as semifinais do Paulistão e agora deve entrar com um time misto frente ao São Caetano em Presidente Prudente, no domingo à tarde.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Jovens promessas vêm dando conta do recado

por Giovanna Angelini

Reponda rápido: o que os campeonatos paulista,gaúcho e pernambucano têm em comum? Se você pensou em grandes jogos e grandes times disputando o título, está correto, porém não é só isso que vem chamando a atenção.

O que mais tem chamado a atenção são as jovens promessas que veem correspondendo a altura a confiança depositada por seus times e torcedores.

No campeonato paulista, quem vem se descatando e muito, é o atacante palmeirense Keirrison, que no estadual já anotou 10 gols, e no ano, 14 pelo alvi-verde. Keirrison foi trazido com a ajuda da parceira Traffic no início deste ano, após se destacar e ser um dos artilheiros no ano passado do campeonato brasileiro. Com apenas 20 anos e muita responsabilidade nas costas, o atacante vem dando conta do recado.

Ainda no campeonato paulista, outra grande aposta é o atacante santista Neymar, de apenas 17 anos. Neymar jogou apenas 3 partidas pelo Santos, mas já anotou 2 gols e é visto por muitos como o sucessor de Robinho.

Outras apostas que veem fazendo muito sucesso são os atacantes Ciro e Taison.
Ciro atacante do Sport de Recife, de apenas 19 anos, já marcou 12 gols neste ano, inclusive na imponente Taça Libertadores.
Já no campeonato gaúcho, Taison, 21 anos, tem sido constantemente o destaque do Internacional, com 10 gols anotados neste ano.

Para segurar esses jovens promissores no Brasil, por pelo menos mais 4 anos, os clubes cobram multas rescisórias bem altas. No caso do jovem Neymar, quem quiser tirá-lo do Peixe antes do término de seu contrato, terá que desembolsar algo em torno de 90 milhões de reais.
Já para tirar Ciro ou Taison de seus clubes, o valor é algo em torno de 40 e 60 milhões, respectivamente.

Se esses garotos ficarão no Brasil até o término de seus contratos, é uma grande incógnita, agora o que todos tem certeza é que a Seleção Brasileira estará muito bem servida com seus jovens goleadores.

domingo, 15 de março de 2009

O bom filho à casa torna

Por Gustavo Quattrone

“ Para onde foi aquele jogador magricela , habilidoso , ágil , veloz da equipe X ? ”Esta é uma pergunta que se ouve freqüentemente em conversar de futebol . Os jogadores surgem das categorias de base , fazem 5 partidas ( isso quando completam 5 ) por suas equipes reveladoras e rumam para fora o país com promessas de salários altíssimos , inimagináveis para nosso padrão nacional .O fato é que nem mesmo temos tempo de conhecer quem são de fato os jogadores . Mas recentemente os clubes brasileiros estão buscando fortalecer – se repatriando nossos craques que nos deixaram prematuramente .

Podemos usar como exemplos o jogador Edimílson , hoje zagueiro ( por empréstimo ) palmeirense , surgiu no São Paulo em plenos anos 90 e após ter mostrado um bom controle com a bola nos pés , viajou e firmou contrato com o Barcelona ( Espanha ) . Hoje é jogador do Villareal ( também clube espanhol ) , voltou nesse começo de ano para compor a equipe liderada pelo treinador W. Luxemburgo, que almeja ganhar o Campeonato Brasileiro desse ano .

Denílson , hoje atacante do Itumbiara , fez sucesso no São Paulo no começo dos anos 90 juntamente com Dodô e França . Até a venda de Kaka’ para o Milan era o jogador que arrecadou mais dinheiro à um clube brasileiro . Denílson foi do São Paulo diretamente para o Real Bétis ( Espanha ) , se tornou ídolo chegou a integrar a seleção brasileira e após a Copa do Mundo de 2002( Coreia – Japão ) sua carreira passou por mais baixos do que altos , indo parar no Dallas ( Estados Unidos ) antes de retornar ao Palmeiras em 2008 .

Porém o nome do momento em todos os tipos de mídia possíveis e imagináveis é Ronaldo , ele mesmo o fenômeno . O atacante despontou na equipe do Cruzeiro e lá permaneceu entre 1993 e 1994 sendo artilheiro e campeão do Campeonato Mineiro . Foi para o PSV ( Holanda ) e passou por Barcelona ( Espanha ) , Inter de Milão ( Itália ) , Real Madrid ( Espanha ) e Milan ( Itália ) antes de retornar ao Brasil para jogar no Corinthians no começo deste ano ( 2009 ) . O maior artilheiro de todas as Copas do Mundo teve uma carreira muito conturbada por causa de suas gravíssimas lesões nos dois joelhos .

Envelhecidos , mais maduros e experientes . Esses são nossos ídolos do passado e ainda do presente que continuam fazendo nossos olhos brilhar . Essa experiência dá um novo ânimo para nosso futebol . E estimula cada vez mais os jovens à acompanhar futebol .Sem dúvida alguma é uma atitude nobre de nossos clubes . Torcemos para que essa atitude continue . Mas mesmo assim , temos de dar parabéns aos dirigentes de clubes pela iniciativa até o momento .

sábado, 14 de março de 2009

Para entrar nos estádios, torcedor necessitará ser identificado por cartão

Por Rafael Bueno

Em medida visando maior segurança nas praças futebolísticas do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Esportes Orlando Silva Júnior divulgaram na última sexta-feira a proposta do governo federal para solucionar o problema.

Com o nome de “Torcida Legal”, o projeto consistirá no cadastramento dos torcedores, que receberão um cartão.

A ideia é que o documento também sirva como ingresso, devendo ser carregado com créditos nas casas lotéricas, tal qual um cartão de celular pré-pago. Para entrar em prática, no entanto, haverá uma reunião na próxima terça-feira com o Clube dos 13, cujos clubes filiados discutirão a viabilidade da proposta.

Com o cadastramento previsto para ter início em junho, o cartão será obrigatório para o torcedor que quiser frequentar estádios com capacidade superior a 10 mil lugares a partir de 2010 e válido para os Brasileiros das séries A e B.

O ministro Orlando Silva Júnior disse que o projeto teve como base a análise de medidas semelhantes aplicadas na Inglaterra, além de ter contado com assessoria jurídica para a sua viabilização. De acordo com Silva Júnior, o “Torcida Legal” proporcionará maior conforto e segurança ao torcedor.

Na sexta-feira o presidente Lula encaminhou ao Congresso projeto de Lei para alteração do Estatuto do Torcedor. Seriam acrescentados artigos que criminalizam diversas ações que ocorrem nas proximidades das praças esportivas, como a ação de cambistas e a violência num raio de 5 km das arenas.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Uma homenagem a Nelson Rodrigues

por Luiz Felipe Chaguri

Pra muitos o melhor jornalista esportivo, sempre com suas diferenciadas crônicas Nélson Rodrigues criou um personagem que quando um gol acontecia de forma totalmente não convencional, estranha, que entrara em campo o ''Sobrenatural de Almeida'', criando o gol mágico, também chamado de "gol espírita".
Pois bem. Em um de seus últimos anos antes de fechar as portas, o Jabaquara Atlético Clube escalou o Sobrenatural de Almeida e evitou o pior. O Jabaquara foi fundado em 1914, na cidade de Santos (SP), por um grupo de jornaleiros espanhóis, conhecidos como "tribuneiros".
No clube sempre houve muita disputa interna pelo poder, com os velhos espanhóis se digladiando na direção. Um desses antigos dirigentes, fanático pelo time, registrou em testamento que após a morte seu corpo deveria ser enterrado no centro do gramado do clube.
A vontade do dirigente causou um vendaval, com as diversas facções descendentes de espanhóis dividindo-se, umas a favor de que se cumprisse a vontade do morto e outras negando-se a escavar o campo para enterrar um cadáver.
Finalmente a vontade do defunto prevaleceu e uma escavadeira entrou no gramado e abriu a cova cinco dias antes de um jogo decisivo entre Jabaquara e Francana, time do interior do Estado de São Paulo.
O Jabaquara precisava da vitória para evitar o descenso para uma divisão abaixo e a Francana precisa ganhar para subir um divisão acima. Ou seja, um jogo de vida ou morte para ambos.
O jogo correu tenso e o primeiro tempo terminou 0 x 0. O empate evitava a queda do Jabaquara, mas não garantia a ascensão da Francana. Até que a 10 minutos do fim da partida a Francana faz 1 x 0. Festa no interior! Os jogadores do Jabaquara começaram a entrar em pânico vendo o final do jogo se aproximar. Se a situação já estava ruim para todos, imagine tendo de jogar numa divisão inferior. Seria o fim.
No último minuto, vendo que o juiz da partida já havia consultado o cronômetro e daria o apito final, o goleiro do Jabaquara, desesperado, deu um chutão para a frente, com toda força de que era capaz. A bola subiu mais alto do que nunca, caiu no centro do gramado, exatamente no meio, em cima da cova do dirigente enterrado, quicou e subiu novamente, descrevendo uma curva que desafiava as leis da física, e se encaminhou para as traves da Francana. O goleiro interiorano, incrédulo, viu a bola se encaixar no alto, no ângulo, impossível de ser defendida. Placar final: 1 x 1.
Os jogadores do Jabaquara, maravilhados com o acontecimento, correram todos para o centro do gramado, ajoelharam-se em volta do círculo central e da cova se benzeram com respeito. Era um jogo de vida ou morte. O Sobrenatural de Almeida tinha de jogar!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Tricolor muda atitude e quebra tabu na Colômbia

por Luiz Felipe Chaguri

Mal o jogo começou e com 2 min. Washington recebeu um lançamento primoroso de Jorge Wágner e mostrou o cartão de visitas são-paulino.
Quem não gostou muito foi o time da casa, que teve domínio da posse da bola enquanto do outro lado ela parecia queimar nos pés da defesa tricolor que insistia com chutões.
Porém em uma jogada isolada aos 28 min. Washington mais uma vez foi para as redes, literalmente! Em mais um lançamento, agora de Hernanes, W9 dominou e bateu entre os zagueiros colombianos.
Apóes o gol o América partiu pra cima e em cobranças de falta e numa bola cruzada de Arango, levou perigo à meta do capitão Rogério Ceni. E foi só na primeira etapa.
Segundo tempo iniciado e o SP jogava como se estive perdendo, logo aos 5 min. Borges de cabeça em um rebote do goleirão Mesa somente a cutucou pro cantinho.
Aos 9 a torcida começou a apelar jogando objetos no gramado, mas nem com o rádio jogado o time acordou.
A reação foi pintar aos 39 min. em uma bonita tabela, Cortes , bateu na saída de RC. Mas não havia tempo pra muita coisa. Fim de jogo e o tricolor que nunca tinha vencido na Colômbia, lidera o grupo 4 ao lado do Defensor, próximo adversário em Montevidéu às 21h50 dia 18 desse mês.



* Mico da rodada: o autor do gol de empate do Paraná contra o Mixto-MT levantou a camisa após converter o penati. O que ele não esperava era o juizão chegar com o segundo cartão amarelo, para expulsá-lo. João Paulo tentou com todos os gestos evitar o cartão, mas de nada adiantou . O consolo foi saber que o seu time venceu nos PENALTIS.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Belluzzo: Uma voz a ser ouvida

Por André Zuliani

Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo. 66 anos, é conselheiro político do presidente Lula, membro do Conselho de Administração da Bolsa de Mercadorias e Futuros, dentre outros cargos de extrema importância em sua carreira, mas o que mais lhe marca e o traz para os holofotes do Brasil inteiro, é a sua mais nova responsabilidade, o cargo de presidente de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Um homem com uma visão administrativa de respeito, com grandes planos para o futuro do Palmeiras e sua academia de futebol. O grande arquiteto da vinda do craque Keirrison junto da parceira Traffic, o responsável pela antecipação da construção de um Centro de Treinamento de verdade para as categorias de base do time, e o homem que planeja a todo custo a nova Arena Multi-uso do estádio Palestra Itália para que esta esteja pronta em 2011 para a Copa de 2014 no Brasil, e que possa ser palco de duas partidas para a Itália.

Juvenal Juvêncio, presidente de futebol do São Paulo Futebol Clube, um dos maiores rivais do Palmeiras, demonstrou grande satisfação com a posse de Belluzzo. "Temos conversado. Ele é uma pessoa esclarecida, com respeitabilidade, uma voz a ser ouvida. O futebol ganha quando um time do Palmeiras traz o Belluzzo. Ele tem o que dizer".

Se a maioria dos clubes de futebol do país tiverem a mesma iniciativa deste dois grandes clubes, de aumentarem suas relações extra-campo nos bastidores, assim como o presidente do Corinthians, Andres Sanchez, também vem tentando fazer com seus rivais, poderá ser um grande avanço para o futebol brasileiro e quem sabe, não diminui cada vez mais os problemas que se criam a cada véspera dos clássicos feitas principalmente pelas torcidas organizadas. Imaginando um futuro como este, torceremos para que esta aproximação termine como um golaço.

Antonio Carlos se demite do cargo de diretor-técnico do Corinthians

por Giovanna Angelini


Depois de muita repercussão após o episódio no qual Ronaldo se esbaldou na balada até as 5:30 da manhã, quando o horário previsto para o retorno dos jogadores era no máximo até as 23 horas, o diretor-técnico do Corinthians, Antonio Carlos, muito pressionado, acabou se demitindo.

Antonio Carlos alegou que o motivo de sua auto-demissão não havia sido pelo fato de estar presente com Ronaldo na balada até a madrugada, e sim por divergências de ideias dentro do Corinthians.

Entretanto o ex-dirigente corinthiano fez questão de agradecer ao presidente Andres Sanchez por todo o apoio e confiança que recebeu nos 15 meses em que ocupou o cargo.

O ex- zagueiro sai do Corinthians com a sensação de dever cumprido, já que foi responsável pela montagem do elenco, por indicações e contratações de muitos atletas.

Depois desta experiência no Corinthinas, Antonio Carlos pretende realizar um antigo sonho: se tornar treinador. Diz já ter até recebido propostas para concretizar este sonho.

Agora resta esperar e torcer para que mais um bom treinador esteja surgindo para o futebol brasileiro.

Fim da novela

por Gustavo Quattrone

Após praticamente três meses de grande expectativa o maior goleador de todas as Copas está de volta ! Ronaldo estreou nos 25 minutos finais do jogo Corinthians 2 X 0 Itumbiara , em Itumbiara – GO . A equipe do Parque São Jorge marcou no final do primeiro tempo com o zagueiro Chicão , de pênalti , e no começo da segunda etapa com André Santos , em chute cruzado da entrada da grande área .

A torcida local encheu o estádio da cidade para ver ,o que até então era , a possível estréia do fenômeno ( seria a volta aos gramados após 1 ano e 20 dias de recuperação ) . Durante todo o espetáculo a enlouquecida torcida clamava o nome da estrela , até que aos 24 minutos da segunda etapa Mano Menezes resolve atender o pedido e coloca o atacante em campo no lugar de Jorge Henrique que havia se contundido após receber uma forte entrada em seu tornozelo esquerdo .

No tempo em que teve a oportunidade de jogar o camisa nove não conseguiu mais que um bom passe para Otacílio Neto , o qual não surtiu maiores efeitos uma vez que o atacante quis decidir tudo sozinho, e uma pedalada arriscada para cima do zagueiro adversário , jogada que acabou com falta do fenômeno .

Ao término da partida a torcida satisfeita com o pouco que viu continuava a aplaudir o jogador , no mesmo momento repórteres invadem o campo com o objetivo de conseguir em exclusivo uma palavrinha do estreante , mas foram impedidos pelos seguranças particulares do ídolo . Ronaldo saiu sem falar com ninguém e após ter levado uma "microfonada" de um repórter .

É muito cedo para dizermos se Ronaldo será ou não uma boa alternativa para o técnico Mano Menezes , mas apenas sua presença já é um fator positivo para o clube que lucra a cada segundo aproveitando – se do marketing realizado em cima do jogador .

terça-feira, 3 de março de 2009

São Paulo busca primeira vitória na Libertadores 09

por Luiz Felipe Chaguri


Depois de um empate suado contra o Medellín na primeira rodada , o SP do técnico Muricy viajou nesta terça-feira para Cali, na Colômbia, onde enfrenta o América. A importância da partida se deve não só ao fato de ser um jogo de nível internacional mas também de que resultados opostos podem mudar completamente o animo da torcida tricolor que deposita todas as suas fichas na competição sul-americana.
Uma vitória tricolor deixaria o time como líder do grupo 4 ao lado do Danúbio. Porém um possível tropeço faria o time do Morumbi segurar a lanterna.
O semblante dos jogadores foi de que nem a derrota no clássico para o Santos por 1x0 no domingo afetou a confiança do elenco.
``Por tudo que o SP fez nos últimos anos, ficamos muito visados , somos muito mais estudados pelos outros times, e nós teremos que nos superar e apresentar um algo a mais para surpreender`` - explicou Dagoberto.

Quinta-feira 23:30 América de Cali x São Paulo ao vivo no SPORTV


domingo, 1 de março de 2009

Vagner Mancini , 4 jogos e três vitorias

por Gustavo Quattrone

O Santos venceu o São Paulo por 1 x 0 em partida disputada na Vila Belmiro , acabando assim com um tabú de três anos (equivalente à sete partidas ) sem vencer seu rival . A vitória faz com que a equipe do litoral passe a ocupar a quarta posição do campeonato - atrás apenas de Palmeiras ,Corinthians e São Paulo .

Em seu quarto jogo como treinador santista , o técnico Vagner Mancini já demonstra ter sido uma boa opção para o lugar de Márcio Fernandez . Foram quatro partidas , três vitórias e um empate , 2x1 contra o Rio Branco (Copa do Brasil ), 1x0 contra o Botafogo - sp, 2x2 contra o Bragantino e 1x0 hoje contra o São Paulo . A vitória de hoje garante mais tranquiliade ao elenco santista que passou por uma pequena quebra de producão após a derrota para o Palmeiras por 4x1 fora de casa .

Sua primeira decisão ao chegar na Vila foi reintegrar o goleiro Fáio Costa e o zagueiro Fabiano Eller que haviam sido afastados do grupo após terem discutido no vestiário após o jogo contra o Marília , onde na ocasião o peixe perdera por 1x0 fora de casa . Parece que a reintegração surtiu efeito , uma vez que a equipe se vê invicta desde intão .

O técnico tem agora seis dias para trabalhar com a equipe até seu próximo jogo , que será em Itápolis , contra o Oeste . Depois enfrenta o Paulista dia 12 em casa e na saquência pela Copa do Brasil contra o Rio Branco , também em Santos (dia 18 de Março).

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Palmeiras joga mal e perde a invencibilidade

Por Rafael Bueno

Foi o primeiro grande teste do Verdão na temporada. Afinal, o adversário era nada mais nada menos que o atual campeão da América, a LDU, além da altitude de Quito.

Com uma atuação discreta, a equipe do treinador Vanderlei Luxemburgo não conseguiu repetir o mesmo desempenho que a mantém líder no Campeonato Paulista e que eliminou o Real Potosí na pré-Libertadores – saiu do estádio Casa Blanca derrotada por 3x2.

Os esquemas de jogo de ambas as equipes eram semelhantes: 3-5-2. Mas quem dominou logo de início foi a equipe equatoriana, apostando na velocidade dos alas Reasco e Ambrosi, na criatividade de Manso e no oportunismo dos centroavantes Bieler e Walter Calderón, que, impedido, abriu o placar aos 23’ do primeiro tempo.

O meio-de-campo palmeirense não funcionava. Diego Souza e Cleiton Xavier estavam presos na marcação dos volantes Urrutia e Wiliam Araujo. No entanto, na primeira brecha que encontrou, o camisa 7 do Verdão soltou uma bomba, o goleiro Cevallos deu rebote e Willians, aos 28’, com oportunismo, apenas empurrou a bola para dentro.

A alegria durou pouco e seis minutos depois Walter Calderón recolocou a LDU em vantagem no placar após desentendimento entre Edmílson e Marcos.

Insatisfeito com o rendimento de seu time, Vanderlei Luxemburgo voltou para a segunda etapa com uma substituição ousada: saiu o zagueiro Maurício Ramos e entrou o veloz e habilidoso Marquinhos. O treinador palmeirense posicionou sua equipe no 4-2-3-1, com Keirrison na referência e o trio de ponta-de-lanças formado por Willians, Diego Souza e Marquinhos.

O Palmeiras até que começou melhor, partindo para cima. Mas foi na bola parada que saiu o gol de empate logo no primeiro minuto do segundo tempo: Cleiton Xavier cobrou, a zaga da equipe equatoriana falhou e Edmílson testou com força para balançar as redes: 2x2.

Ligeiramente melhor, o Verdão esboçava uma pressão para cima da LDU buscando a vitória. Mas não contava com o erro de Marquinhos, que perdeu a bola no campo de ataque e deu o contra-ataque para o time da casa. Edmílson foi forçado a fazer falta na entrada da área e, no tiro livre indireto, Urrutia rolou e o argentino Manso fez um golaço, colocando a bola no ângulo do goleiro Marcos.

Novamente em desvantagem no placar, o Palmeiras demonstrou nervosismo para evitar sua primeira derrota oficial em 2009. Começou a errar muitos passes e abria espaço para os contra-ataques da LDU, que não aproveitava, mas conseguia conter o ímpeto palmeirense.

Fim de jogo e o ‘Verdão 100%’ já não existe mais.