Os assuntos do final de ano no mundo esportivo trouxeram de novo a tona a velha pergunta "No esporte, existe espaço para a falta de ética?"
A Red Bull mostrou que não na Fórmula-1. Independente se isso foi uma estratégia de marketing, a Ferrari sempre foi a favor do jogo de equipe. Mas jogo de equipe não faz parte do esporte? Faz, mas humilhação não faz. No esporte a tristeza de um, é mais forte do que a tristeza ou alegria de milhões de aficcionados.
A tristeza de Felipe Massa ao deixar Alonso passar é muito maior do que a tristeza de qualquer amante do esporte. É a humilhação dentro de um cockpit. Alguém pedir para você profissional, não fazer o que lhe dá dinheiro. Felipe Massa não foi o mesmo após aquela corrida. A motivação com certeza é a sua família. Mas nem sempre isso basta.
No futebol, o São Paulo jogará contra o Fluminense na Arena Barueri domingo às 17horas. O tricolor paulista pode ajudar o Flu na batalha pelo título com o Corinthians. Vale a pena entregar o jogo? No futebol a humilhação de 11 é muito mais forte do que a felicidade de milhões. Eu sou são-paulino, não nego que quero a vitória do Fluminense, mas não posso admitir que meu time entregue o jogo. Seria uma desonra ao clube, uma mancha na carreira dos atletas. No São Paulo Futebol Clube isso não deve acontecer. Contra o Cruzeiro tinhamos um objetivo, fomos lá e vencemos. Contra o Fluminense jogaremos pela honra do manto tricolor.
E no vôlei. A seleção brasileira entregou o jogo para a Bulgária. Um papelão! Fomos campeões depois, parabéns a todos. Certamente o jogo final será mais um, e o jogo da entrega para não enfretarmos adversários mais fortes já na segunda fase foi um marco negativo na carreira do atletas e do técnico Bernardinho. A Federação Internacional de Voleibol pode ter errado no regulamento, usado de má fé para que a Itália chegasse até as semifinais? Sim. Mas homens sempre lutam pela vitória desde que batalha é batalha, esporte é esporte e jogo é jogo. Não entrassemos em quadra. Seria uma vergonha menor. Seria uma vergonha menor, Massa parar o carro e falar que estava com problemas hidraulicos, o SP se entregar o jogo, entrar com o time sub- 20, jogadores loucos por uma vaga no time de cima... Mas infelizmente o esporte ainda tem sim espaço para a falta de ética.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Muricy não rima com roubalheira
Como disse o velho Juca, temos muito a agradecer, se Muricy e Fluminense recusarem a "oferta" da CBF.
Primeiramente, pensando apenas em futebol, se precisamos de uma seleção que pense em jogar bonito, pra frente, não se pode ter um técnico como o Muricy. Amante do 3-5-2, o ténico tricolor, é adepto da frase de quem quer ver espetáculo, que vá ao teatro.
Pensando no extra-campo, Muricy é um cara muito íntegro, honesto, correto, justo, e todos os adjetivos que não o aproximam de Ricardo Teixeira.
O Fluminense, peitando a CBF, corre um grande risco de vir a sofrer o que o São Paulo sofre hoje em dia. Represálias podem começar a surgir, é uma atitude bem difícil que o clube das Laranjeiras pode tomar, mas é a mais correta possível. Se o tricolor quer vencer o brasileirão tem que continuar com o projeto Muricy.
Parabéns ao Flú se realmente continuar com o futebol de resultados de Muricy Ramalho.
Primeiramente, pensando apenas em futebol, se precisamos de uma seleção que pense em jogar bonito, pra frente, não se pode ter um técnico como o Muricy. Amante do 3-5-2, o ténico tricolor, é adepto da frase de quem quer ver espetáculo, que vá ao teatro.
Pensando no extra-campo, Muricy é um cara muito íntegro, honesto, correto, justo, e todos os adjetivos que não o aproximam de Ricardo Teixeira.
O Fluminense, peitando a CBF, corre um grande risco de vir a sofrer o que o São Paulo sofre hoje em dia. Represálias podem começar a surgir, é uma atitude bem difícil que o clube das Laranjeiras pode tomar, mas é a mais correta possível. Se o tricolor quer vencer o brasileirão tem que continuar com o projeto Muricy.
Parabéns ao Flú se realmente continuar com o futebol de resultados de Muricy Ramalho.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Iniesta dá o título a Espanha, uma Copa inesquecível
Uma final de Copa batalhada, sem tanto futebol bonito. Um jogo inesquecível. Um 0x0 com grandes emoções e chances pros dois lados. Prevaleceu o futebol mais bonito da Espanha. A Holanda fez de tudo, mas os gols perdidos por Robben no segundo tempo castigaram o carrossel holandês.
Iniesta fez o gol do título aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação. O meio-campista fez uma boa Copa e foi agraciado com o título de homem da partida.
Forlán se sagrou o melhor jogador da Copa por mater a regularidade em todas as partidas.
Muller a revelação, mostrou a nova cara do futebol alemão que deve estar melhor ainda aqui no Brasil em 2014.
Uma Copa que ficará na memória por momentos e jogos espetaculares. Mandela, Luiz Suarez, Forlán, Muller,Espanha, Holanda, Gana, Uuruguai, Gyan, Sneijder, Robben, Villa, Larissa Riquelme, Polvo Paul são nomes que se tornam inesquecíveis.
Iniesta fez o gol do título aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação. O meio-campista fez uma boa Copa e foi agraciado com o título de homem da partida.
Forlán se sagrou o melhor jogador da Copa por mater a regularidade em todas as partidas.
Muller a revelação, mostrou a nova cara do futebol alemão que deve estar melhor ainda aqui no Brasil em 2014.
Uma Copa que ficará na memória por momentos e jogos espetaculares. Mandela, Luiz Suarez, Forlán, Muller,Espanha, Holanda, Gana, Uuruguai, Gyan, Sneijder, Robben, Villa, Larissa Riquelme, Polvo Paul são nomes que se tornam inesquecíveis.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
A Laranja está na final!
OS TRÊS MOSQUETEIROS
Van Bronckhorst, Sneijder e Robben honraram a foto principal do "GOL DE PLACA".
Holanda 3x2 Uruguai. Gols dos líderes laranjas. O capitão com 17 minutos acertou um "tubaço" no ângulo do goleiro Muslera. O Uruguai foi valente, se mateve intacto, bem postado em campo, merecendo o empate que veio com o segundo melhor camisa 10 da Copa. Forlán, um chute de fora da área que o goleirão laranja aceitou. Você deve estar se perguntando, ora pois? Quem é o melhor 10 da Copa? Ele se apresentou na segunda etapa. Sneijder, recebeu a bola, ameaçou de um lado, chutou do outro, e o goleiro uruguaio nada pode fazer, bola no cantinho. Para finalizar, Robben, roubou a cena dentro da área celeste. O ponta-direita apareceu dentro do "pagode" uruguaio e após cruzamento milimétrico de Kuyt, cabeceou pro gol.
O Uruguai tentou de tudo. Foi pra cima, mostrou a valentia e a raça celeste. Conseguiu aos 46 minutos com Maxi Pereira diminuir a vantagem holandesa. Depois teve mais 3 minutos de chutões pra dentro da área, sem sucesso. A Holanda passa a final jogando com pragmatismo, eficiência e deixando nós brasileiros tristonhos, porque esse lugar era nosso.
Van Bronckhorst, Sneijder e Robben honraram a foto principal do "GOL DE PLACA".
Holanda 3x2 Uruguai. Gols dos líderes laranjas. O capitão com 17 minutos acertou um "tubaço" no ângulo do goleiro Muslera. O Uruguai foi valente, se mateve intacto, bem postado em campo, merecendo o empate que veio com o segundo melhor camisa 10 da Copa. Forlán, um chute de fora da área que o goleirão laranja aceitou. Você deve estar se perguntando, ora pois? Quem é o melhor 10 da Copa? Ele se apresentou na segunda etapa. Sneijder, recebeu a bola, ameaçou de um lado, chutou do outro, e o goleiro uruguaio nada pode fazer, bola no cantinho. Para finalizar, Robben, roubou a cena dentro da área celeste. O ponta-direita apareceu dentro do "pagode" uruguaio e após cruzamento milimétrico de Kuyt, cabeceou pro gol.
O Uruguai tentou de tudo. Foi pra cima, mostrou a valentia e a raça celeste. Conseguiu aos 46 minutos com Maxi Pereira diminuir a vantagem holandesa. Depois teve mais 3 minutos de chutões pra dentro da área, sem sucesso. A Holanda passa a final jogando com pragmatismo, eficiência e deixando nós brasileiros tristonhos, porque esse lugar era nosso.
sábado, 3 de julho de 2010
BRASIL 1X2 HOLANDA
O Brasil caiu. Para muitos, o vilão será Felipe Melo. Um gol contra e uma expulsão. Eu prefiro ficar com o conjunto da obra. Tudo teve sua influência. Desde a convocação de jogadores sem nível técnico até a falta de sangue frio dos jogadores. Um primeiro tempo ótimo. Um segundo tempo horroroso. Mil teorias estão sendo colocadas. Psicológicas, táticas, técnicas e outras mais. A verdade é que não seria justo uma seleção de 82 que encantava o mundo até perder para a Itália, não vencer a Copa e a Seleção de 2010, apenas com a garra dos cervejeiros, vencer um campeonato mundial.
A frieza européia prevaleceu. O Brasil provou do próprio veneno. Tinhamos um time que pouco atacava, mas quando avançava nos contra-ataques era fatal, mortal e assim foi a Holanda.
Sneijder mostrou porque será o camisa 10 da Copa. Um meia clássico. O camisa 10 que falta a muitas seleções e equipes do mundo. O motor, o cabeça da equipe. E que cabeça! No segundo gol, o pequenininho prevaleceu sobre a forte e alta defesa brasileira.
Dunga se irritou. Não entendia como um time podia ser tão perfeito no primeiro tempo e tão apático no segundo. Ele não entendia porque ainda lhe falta muita experiência. Futebol não é uma ciência exata. Brasil e Holanda podem jogar mais umas 10 vezes e a chance do Brasil vencer 8 dessas 10 é muito grande. Tinhamos mais time, mas não convertemos essa superioridade em gols, principalmente na primeira etapa. A Holanda cadenciou o jogo após estar vencendo. Fez cera, simulações e o Brasil provou do próprio veneno.
Com vocês perceberam, nem falei do Kaká. Ele só passeou na África.
A frieza européia prevaleceu. O Brasil provou do próprio veneno. Tinhamos um time que pouco atacava, mas quando avançava nos contra-ataques era fatal, mortal e assim foi a Holanda.
Sneijder mostrou porque será o camisa 10 da Copa. Um meia clássico. O camisa 10 que falta a muitas seleções e equipes do mundo. O motor, o cabeça da equipe. E que cabeça! No segundo gol, o pequenininho prevaleceu sobre a forte e alta defesa brasileira.
Dunga se irritou. Não entendia como um time podia ser tão perfeito no primeiro tempo e tão apático no segundo. Ele não entendia porque ainda lhe falta muita experiência. Futebol não é uma ciência exata. Brasil e Holanda podem jogar mais umas 10 vezes e a chance do Brasil vencer 8 dessas 10 é muito grande. Tinhamos mais time, mas não convertemos essa superioridade em gols, principalmente na primeira etapa. A Holanda cadenciou o jogo após estar vencendo. Fez cera, simulações e o Brasil provou do próprio veneno.
Com vocês perceberam, nem falei do Kaká. Ele só passeou na África.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Brasil: Análise dos Jogadores
1- Júlio César melhor goleiro do Mundo.
2- Maicon melhor lateral do Mundo.
3- Lúcio melhor zagueiro do Mundo.
4- Juan um grande zagueiro, seguro.
6- Michel Bastos regular, bem ofensivamente,
na defesa, pode ser o lugar que Robben jogará em cima.
Ponto fraco do Brasil.
8- Gilberto Silva, fez a melhor partida dele contra o Chile,
vem em ascendência,
5- Felipe Melo, com chances de atuar,
acerta muitos passes, marca bem, mas é maldoso
e sempre pode ser expulso em qaulquer momento
do jogo. explosivo.
7- Elano, com grandes chances de jogar,
é um grande reforço, já fez 2 gols. Uma boa alternativa se
Kaká, Luís Fabiano e Robinho estiverem marcados.
10- Kaká, o astro, o craque, está melhor fiscamente, pode
e deve fazer o seu melhor jogo na Copa.
11- Robinho, fez o seu primeiro gol em Copas,
precisa ser mais regular. Deve atuar nas costas de
Van der Wiel, fraco marcador.
9- Luís Fabiano, artilheiro, já fez 3. Deve ter espaço para atuar.
A defesa da Holanda, não espira tanta confiança.
2- Maicon melhor lateral do Mundo.
3- Lúcio melhor zagueiro do Mundo.
4- Juan um grande zagueiro, seguro.
6- Michel Bastos regular, bem ofensivamente,
na defesa, pode ser o lugar que Robben jogará em cima.
Ponto fraco do Brasil.
8- Gilberto Silva, fez a melhor partida dele contra o Chile,
vem em ascendência,
5- Felipe Melo, com chances de atuar,
acerta muitos passes, marca bem, mas é maldoso
e sempre pode ser expulso em qaulquer momento
do jogo. explosivo.
7- Elano, com grandes chances de jogar,
é um grande reforço, já fez 2 gols. Uma boa alternativa se
Kaká, Luís Fabiano e Robinho estiverem marcados.
10- Kaká, o astro, o craque, está melhor fiscamente, pode
e deve fazer o seu melhor jogo na Copa.
11- Robinho, fez o seu primeiro gol em Copas,
precisa ser mais regular. Deve atuar nas costas de
Van der Wiel, fraco marcador.
9- Luís Fabiano, artilheiro, já fez 3. Deve ter espaço para atuar.
A defesa da Holanda, não espira tanta confiança.
Holanda: Análises dos jogadores
1- Stekelenburg- grande atuação contra a
Eslováquia contra, goleiro seguro.
2- Van der Wiel - lateral inseguro,
sai mal para o jogo. Robinho
deve atuar em cima dele.
3- Heitinga- bom zagueiro,contra o Brasil
terá que se superar.
4- Mathisen - também um bom zagueiro. Um pouco lento.
Contra o Brasil pode sofrer.
5- Van Bronckhorst - capitão, lateral velho(35), que recompõe
a zaga e tem muita técnica, bate bem na bola.Missão: segurar Maicon.
8- De Jong- grande volante, não desiste nunca, marca forte
não é tão maldoso quanto felipe melo.
6- Van Bommel- muita categoria para sair jogando, arma
ataques, bom passe. ótima marcação.
10- Sneijder- o craque, o pensador, o 10. Em excepcional fase
campeão de tudo na Inter-ITA, tem que ser marcado de perto.
7- Kuyt- Raçudo, um dos pontas, sempre ataca com objetividade,
bom atacante, repõe bem o meio de campo.
11- Robben- também é craque. Definidor, chegou baleado na Copa
se recuperou bem e atua na ponta direita, onde estará Michel Bastos.
Olho nele. Técnico, objetivo e inteligente.
Faz a Jabulani grudar em sua canhota.
9- Van Persie- bom atacante. Creio que está um pouco
atrás de Luís Fabiano,
mas é bom definidor e ainda tem habilidade.
Eslováquia contra, goleiro seguro.
2- Van der Wiel - lateral inseguro,
sai mal para o jogo. Robinho
deve atuar em cima dele.
3- Heitinga- bom zagueiro,contra o Brasil
terá que se superar.
4- Mathisen - também um bom zagueiro. Um pouco lento.
Contra o Brasil pode sofrer.
5- Van Bronckhorst - capitão, lateral velho(35), que recompõe
a zaga e tem muita técnica, bate bem na bola.Missão: segurar Maicon.
8- De Jong- grande volante, não desiste nunca, marca forte
não é tão maldoso quanto felipe melo.
6- Van Bommel- muita categoria para sair jogando, arma
ataques, bom passe. ótima marcação.
10- Sneijder- o craque, o pensador, o 10. Em excepcional fase
campeão de tudo na Inter-ITA, tem que ser marcado de perto.
7- Kuyt- Raçudo, um dos pontas, sempre ataca com objetividade,
bom atacante, repõe bem o meio de campo.
11- Robben- também é craque. Definidor, chegou baleado na Copa
se recuperou bem e atua na ponta direita, onde estará Michel Bastos.
Olho nele. Técnico, objetivo e inteligente.
Faz a Jabulani grudar em sua canhota.
9- Van Persie- bom atacante. Creio que está um pouco
atrás de Luís Fabiano,
mas é bom definidor e ainda tem habilidade.
Enfim chegou a hora. Brasil x Holanda
Chegou a hora. Brasil x Holanda se enfrentam nas quartas de final da Copa de 2010. Este blogueiro aqui, comentou os jogos da primeira e segunda rodada, além das oitavas de final, sempre na esperança deste confronto acontecer nas quartas. Os 2 times chegam muito forte. Ambos pelo conjunto e pela técnica de seus jogadores.
O Brasil começou tremendo um pouco na primeira rodada, a estreia foi um pouco nervosa. A Holanda teve tranquilidade para bater a Dinamarca mesmo sem ter Robben, Sneijder comandou a Laranja.
Na segunda rodada, o Brasil convenceu na vitória contra a Costa do Marfim enquanto a Holanda venceu apenas por 1x0 o Japão, mas mantendo uma tranquilidade em campo, sem precisar jogar 100% de futebol durante o jogo.
Na terceira rodada, sem muita importância por ambos já estarem classificados, o Brasil empatou num verdadeiro oxo com Portugal. Sem kaká e Robinho, o time não brilhou. A Holanda manteve a classe, vencendo Camarões em um jogo apertado. 2x1.
Nas oitavas, Brasil fez sua melhor partida na Copa, 3x0, utilizando seus principais trunfos, contra-ataque, jogo aéreo e o trio ofensivo (Kaká, Luís Fabiano e Robinho).
A Holanda foi tranquila mais uma vez. Fez 1x0 com Robben (pela primeira vez titular), e cozinhou o jogo contra a Eslováquia. No segundo tempo fez 2x0 com Sneijder e tomou um gol e penalti polêmico no último minuto.
Parece que ambas as seleções podem jogar bem melhor e eu espero, o fino da bola nessa partida. Um grande jogo, de alternativas, de ataques rápidos e contra-ataques mortais.
Uma partida de quartas de final, com cara de semifinal, que poderia ser uma grande final.
O Brasil começou tremendo um pouco na primeira rodada, a estreia foi um pouco nervosa. A Holanda teve tranquilidade para bater a Dinamarca mesmo sem ter Robben, Sneijder comandou a Laranja.
Na segunda rodada, o Brasil convenceu na vitória contra a Costa do Marfim enquanto a Holanda venceu apenas por 1x0 o Japão, mas mantendo uma tranquilidade em campo, sem precisar jogar 100% de futebol durante o jogo.
Na terceira rodada, sem muita importância por ambos já estarem classificados, o Brasil empatou num verdadeiro oxo com Portugal. Sem kaká e Robinho, o time não brilhou. A Holanda manteve a classe, vencendo Camarões em um jogo apertado. 2x1.
Nas oitavas, Brasil fez sua melhor partida na Copa, 3x0, utilizando seus principais trunfos, contra-ataque, jogo aéreo e o trio ofensivo (Kaká, Luís Fabiano e Robinho).
A Holanda foi tranquila mais uma vez. Fez 1x0 com Robben (pela primeira vez titular), e cozinhou o jogo contra a Eslováquia. No segundo tempo fez 2x0 com Sneijder e tomou um gol e penalti polêmico no último minuto.
Parece que ambas as seleções podem jogar bem melhor e eu espero, o fino da bola nessa partida. Um grande jogo, de alternativas, de ataques rápidos e contra-ataques mortais.
Uma partida de quartas de final, com cara de semifinal, que poderia ser uma grande final.
BRASIL 3X0 CHILE
Obrigado Felipe Melo por estar contundido. Meus parabéns. Graças a você tivemos uma boa atuação sem precisarmos jogar 100% de futebol. Com calma, aos poucos a Seleção foi dominando o jogo. Apesar de no começo o Chile tomar a iniciativa, o Brasil manteve-se bem postado na marcação explorando muito bem os contra-ataques.
Como a zaga do Chile é de baixa estatura, o Brasil explorou bem nos escanteios. Aos 34 minutos Juan subiu de cabeça, em cruzamento de Macion e abriu o placar. 1x0.
O segundo gol saiu logo em seguida, já que o Chile se desesperou após tomar o primeiro. Em jogada do trio ofensivo, Robinho passou a Kaká, que de primeira, deixou o Luís Fabiano de cara com o goleiro. O atacante driblou o goleiro e tocou pras redes. 2x0.
No segundo tempo, o Brasil começou querendo matar a partida, mas a bola não estava entrando. até que aos 14 minutos, Ramíres puxou um contra-ataque muito rápido e tocou pra Robinho colocar no canto do goleiro. 3x0.
O Brasil nos seus 3 gols, mostrou suas 3 principais cartas pra vencer a Holanda nas quartas, bola aérea, trio ofensivo e o contra-ataque matador.
Pra frente Brasil!
Como a zaga do Chile é de baixa estatura, o Brasil explorou bem nos escanteios. Aos 34 minutos Juan subiu de cabeça, em cruzamento de Macion e abriu o placar. 1x0.
O segundo gol saiu logo em seguida, já que o Chile se desesperou após tomar o primeiro. Em jogada do trio ofensivo, Robinho passou a Kaká, que de primeira, deixou o Luís Fabiano de cara com o goleiro. O atacante driblou o goleiro e tocou pras redes. 2x0.
No segundo tempo, o Brasil começou querendo matar a partida, mas a bola não estava entrando. até que aos 14 minutos, Ramíres puxou um contra-ataque muito rápido e tocou pra Robinho colocar no canto do goleiro. 3x0.
O Brasil nos seus 3 gols, mostrou suas 3 principais cartas pra vencer a Holanda nas quartas, bola aérea, trio ofensivo e o contra-ataque matador.
Pra frente Brasil!
Holanda vence Eslováquia com tranquilidade
No primeiro jogo de Robben como titular na Copa, o camisa 11 mostrou a que veio. Logo com 17 minutos, o jogador do Bayern de München recebeu um lançamento de 60 metros do craque Sneijder. Após o domínio, Robben cortou para o meio com sua canhota e bateu no cantinho do goleiro eslovaco. 1x0. Um gol característico de Robben. A bola parece ter uma cola especial para grudar no pé esquerdo do ponta.
Após o gol, a Holanda cozinhou o jogo. Colocou em banho-maria. A Eslováquia demonstrava sua fragilidade, já que não conseguia passar do meio-campo. Era isso que a Holanda queria, já que zaga não é a melhor parte da equipe.
Após as substituição de Robben, Elia e Kuyt, trocavam de lado várias vezes para atacar pelas pontas, principal característica do futebol holandes. Foi em um desses ataques que Kuyt apareceu pela esquerda, driblando o goleiro e colocando o meia Sneijder na cara do gol. 2x0.
A Eslováquia sem muito o que fazer, partiu desesperada pra cima, mas só teve tempo para simular um penalti que o juiz espanhol caiu na "teatrice". Vittek diminuiu. 2x1.
E agora? Brasil ou Chile?
Após o gol, a Holanda cozinhou o jogo. Colocou em banho-maria. A Eslováquia demonstrava sua fragilidade, já que não conseguia passar do meio-campo. Era isso que a Holanda queria, já que zaga não é a melhor parte da equipe.
Após as substituição de Robben, Elia e Kuyt, trocavam de lado várias vezes para atacar pelas pontas, principal característica do futebol holandes. Foi em um desses ataques que Kuyt apareceu pela esquerda, driblando o goleiro e colocando o meia Sneijder na cara do gol. 2x0.
A Eslováquia sem muito o que fazer, partiu desesperada pra cima, mas só teve tempo para simular um penalti que o juiz espanhol caiu na "teatrice". Vittek diminuiu. 2x1.
E agora? Brasil ou Chile?
domingo, 20 de junho de 2010
BRASIL 3X1 COSTA DO MARFIM
Vencemos e desta vez convencemos. As individualidades apareceram. Kaká e Luís Fabiano deram o tom da boa vitória brasileira. No começo do jogo, o time parecia manter o nervosismo da estreia. Luís Fabiano, o Fabuloso, tratou de acabar com a monotonia do jogo com um chutaço pro fundo da rede. O goleirão africano levantou os braços apenas quando a bola já havia entrado. Após o 1x0 a partida começou a ter cara de Brasil. Um time mais solto, que mantinha a posse de bola inteligentemente e não dava chances pro adversário chegar ao gol verde e amarelo. Assim foi o primeiro tempo.
Já na segunda etapa, o Brasil entrou com mais vontade ainda. No ínicio, Luís Fabiano, que não marcava a 6 jogos pelo Seleção, logo deixou sua segunda marca. Um golaço! 2 chapéus, 2 toques de mão que o juiz só viu no telão. 2 vezes Fabuloso.
A partir daí, virou samba. O terceiro gol sairia no ressurgimento de Kaká, com um belo passe, ele serviu Elano que deixou o seu segundo gol na Copa. 3x0
Com o jogo definido, o Brasil relaxou, afroxou a marcação e deu espaço para Didier Drogba diminuir de cabeça. 3x1
A Costa do Marfim, sabendo que não tinha futebol, nem tempo para tentar mais alguma coisa, resolveu apelar. Carrinhos, jogadas e pegadas perigosas, deixavam jogadores brasileiros irritados. Kaká caiu na onda dos africanos. Tomou 2 amarelos em lances provocados pela malícia do time marfinense, e pela ausência de malícia do puro Kaká. Dunga podia ter tirado Kaká logo após o primeiro cartão amarelo, mas falar da expulsão, sentado nesta poltrona é fácil. Ter tranquilidade em um jogo que você só apanha, é complicado.
Kaká não joga contra Cristiano Ronaldo, e só volta nas oitavas de final. Mas o Brasil venceu e convenceu, essa imagem é a que mais fica da partida de hoje.
Já na segunda etapa, o Brasil entrou com mais vontade ainda. No ínicio, Luís Fabiano, que não marcava a 6 jogos pelo Seleção, logo deixou sua segunda marca. Um golaço! 2 chapéus, 2 toques de mão que o juiz só viu no telão. 2 vezes Fabuloso.
A partir daí, virou samba. O terceiro gol sairia no ressurgimento de Kaká, com um belo passe, ele serviu Elano que deixou o seu segundo gol na Copa. 3x0
Com o jogo definido, o Brasil relaxou, afroxou a marcação e deu espaço para Didier Drogba diminuir de cabeça. 3x1
A Costa do Marfim, sabendo que não tinha futebol, nem tempo para tentar mais alguma coisa, resolveu apelar. Carrinhos, jogadas e pegadas perigosas, deixavam jogadores brasileiros irritados. Kaká caiu na onda dos africanos. Tomou 2 amarelos em lances provocados pela malícia do time marfinense, e pela ausência de malícia do puro Kaká. Dunga podia ter tirado Kaká logo após o primeiro cartão amarelo, mas falar da expulsão, sentado nesta poltrona é fácil. Ter tranquilidade em um jogo que você só apanha, é complicado.
Kaká não joga contra Cristiano Ronaldo, e só volta nas oitavas de final. Mas o Brasil venceu e convenceu, essa imagem é a que mais fica da partida de hoje.
sábado, 19 de junho de 2010
França e mais um papelão
O bando de franceses que foram a passeio até a África devem estar de volta na semana que vem. Uma viagem frustrante para alguns franceses, mas divertidíssima para nós brasileiros. Anelka acaba de ser cortado por ter discutido e/ou xingado o ténico Domenech. Técnico esse que sem pulso algum, apenas com uma cara de pintor velho, pincelou um "time" horroroso para essa Copa. Com Henry no banco, ele colocou GIGNAC no lugar de Anelka. Quem é Gignac?? Traduzindo aqui no google, achei parecido com NHACA, ou seja, ruim pra caramba. Com essa substituição, Henry passou na zona mista após a derrota contra o México bem mais tranquilo que Anelka. O artilheiro que nos tirou da Copa de 2006 passou pelos jornalistas, cantando, sem dar entrevistas. A viagem para África realmente foi um passeio à francesa.
Holanda acorda no segundo tempo após o café.
Holanda x Japão. Hoje era jogo decisivo para a Orange. O time que mais espero que encante nessa Copa. Hoje não deu. A seleção parecia jogar como o Brasil na Copa de 2006. Toque para o lado e nada de entrar na área adversária. A única diferença é que o bando do Parreira achava que ganharia o jogo a qualquer hora e no TIME dos europeus o toque é apenas uma forma tranquila de mostrar sua superioridade sobre o adversário.
Deixando de lado o trauma de 2006... a Holanda não tinha sucesso no ataque e o Japão menos ainda no contra-ataque.
Um primeiro tempo de dar sono pra quem tinha acabado de acordar. Resolvi tomar café para que o segundo tempo fosse diferente, além de vestir minha jas (jaqueta) do carrosel. O time chutou mais ao gol em 2 minutos, que em 45 minutos iniciais.
Depois de perder o medo de chutar, Sneidjer se empolgou e após uma dominada esquesita de Van Persie, enfiou um canudo de fora d'área e o goleirão + a Jabulani contribuíram para a festa holandesa. 1x0
Chopp Heineken pra todo mundo!
Deixando de lado o trauma de 2006... a Holanda não tinha sucesso no ataque e o Japão menos ainda no contra-ataque.
Um primeiro tempo de dar sono pra quem tinha acabado de acordar. Resolvi tomar café para que o segundo tempo fosse diferente, além de vestir minha jas (jaqueta) do carrosel. O time chutou mais ao gol em 2 minutos, que em 45 minutos iniciais.
Depois de perder o medo de chutar, Sneidjer se empolgou e após uma dominada esquesita de Van Persie, enfiou um canudo de fora d'área e o goleirão + a Jabulani contribuíram para a festa holandesa. 1x0
Chopp Heineken pra todo mundo!
terça-feira, 15 de junho de 2010
BRASIL 2X1 CORÉIA
Para um jogo de estreia, contra a Coréia do Norte, o 2x0 estava de bom tamanho. O gol deles foi de desatenção quando o time já estava cansado.
O Brasil deve ganhar os 3 jogos pela mediocridade que foi Costa do marfim 0x0 Portugal. Mas sem dúvida que o time precisa melhor, o problema é que eu num vejo como, já que falta técnica e qualidade no meio campo.
Luis fabiano e kaká decepcionaram. O artilheiro estava ancioso para marcar, isso o deixou nervoso e kaká não passou da segunda marcha. O camisa 10 jogou de costas pra defesa da Coréia, ao invés de vir de trás correndo com a bola como ele SEMPRE fez, confesso não entender.
Maicon, o melhor lateral direito do mundo e o robinho que está em boa fase fizeram boa partida, o rei das pedaladas pode chamar mais a responsabilidade se o kaká não crescer de produção ao longo dos jogos. A defesa estava mais ou menos, partindo do princípio que a nossa desfesa é a melhor do mundo. Felipe melo e Gilberto silva, dá tristeza de vê-los jogar, mas é o que temos. Não adianta querer colocar o Ramires, o Daniel Alves no meio e o Nilmar na frente já no próximo jogo senão o dunga vai jogar o trabalho de 4 anos no lixo. Ele estaria quebrando seus próprios príncípios.Se fosse para ter um time bonito, ele teria convocado outros jogadores. O time dele é esse e ele não vai me mexer muito não.
Espero um jogo complicado contra a Costa do Marfim pelo nível físico da seleção africana, mas o Brasil deve vencer.
O Brasil deve ganhar os 3 jogos pela mediocridade que foi Costa do marfim 0x0 Portugal. Mas sem dúvida que o time precisa melhor, o problema é que eu num vejo como, já que falta técnica e qualidade no meio campo.
Luis fabiano e kaká decepcionaram. O artilheiro estava ancioso para marcar, isso o deixou nervoso e kaká não passou da segunda marcha. O camisa 10 jogou de costas pra defesa da Coréia, ao invés de vir de trás correndo com a bola como ele SEMPRE fez, confesso não entender.
Maicon, o melhor lateral direito do mundo e o robinho que está em boa fase fizeram boa partida, o rei das pedaladas pode chamar mais a responsabilidade se o kaká não crescer de produção ao longo dos jogos. A defesa estava mais ou menos, partindo do princípio que a nossa desfesa é a melhor do mundo. Felipe melo e Gilberto silva, dá tristeza de vê-los jogar, mas é o que temos. Não adianta querer colocar o Ramires, o Daniel Alves no meio e o Nilmar na frente já no próximo jogo senão o dunga vai jogar o trabalho de 4 anos no lixo. Ele estaria quebrando seus próprios príncípios.Se fosse para ter um time bonito, ele teria convocado outros jogadores. O time dele é esse e ele não vai me mexer muito não.
Espero um jogo complicado contra a Costa do Marfim pelo nível físico da seleção africana, mas o Brasil deve vencer.
Minha pátria é o futebol em sua essência
Este blogueiro que aqui escreve é são-paulino fanático. Em época de Copa do Mundo ele tira férias das idas ao Morumbi. Agora tem que ser brasileiro, mas o sentimento não é o mesmo. É difícil explicar, mas minha proximidade com o SP, é uma paixão que é testada toda quarta e domingo, no meu país, na minha cidade, não é igual a paixão por uma seleção que nem brasileira é. Os jogadores são brasileiros, mas o futebol não. São brasileiros que jogam na Europa. Acostumado com um Brasil campeão ou não, mas que a priori daria espetáculo pela classe, categoria, jogadas de efeito, não só pela garra, hoje torço por uma seleção que nunca esquece seus antepassados. Um seleção q não deixa de jogar com 3 atacantes, nem se tiver com 2 jogadores a menos. A seleção holandesa pode nunca ter ganho uma Copa sequer, mas os jogadores sempre tiveram categoria e acho que agora chegou a vez dela ser recompensada. Robben o número 11, um ponta antigo. Sneijder o camisa 10 autêntico, laterais que sobem ao ataque e 1 reserva de luxo que entra para dar espetáculo, Elia, usa habilidade e rapidez para penetrar na área adversária em busca do gol. Lógico que eu gostaria que o Brasil fosse campeão, mas não vejo talento suficiente para isso. Só raça pode até ganhar jogo, mas não Copa do Mundo.
Que eu esteja errado e o Dunga certo.
Que eu esteja errado e o Dunga certo.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Fui ver 90 minutos de agonia. Tive apenas 90 segundos.
Até que enfim uma noite de inverno no morumbi. Era sim jogo de Libertadores. A vantagem parecia ilusória. O Cruzeiro tinha um grande time e poderia muito bem vencer o São Paulo no Morumbi. O torcedor tricolor estava confiante, mas ainda estava com a pulga atrás da orelha com um time que ainda não havia brilhado até 1 semana atrás.
Esse meu discurso foi de um são-paulino que chega no Morumbi com o coração na boca, que olha pra trás e lembra o sufoco que foi pra ganhar nos pênaltis do modesto Universitário do Peru.
A bola rola e apenas 120 segundos depois, o jogo acaba.
Fui ao estádio pra ter 90 minutos de agonia e tive apenas 90 segundos.
Obrigado Kléber, prometo não te xingar mais quando você jogar contra o SP. Você foi o Gladiador da noite tricolor.
Gols:
Júnior César driblou na linha de fundo colocou pra Hernanes pegar de primeira. 1x0
Fernandão, o cérebro do time, tocou de cabeça pra Dagoberto que vinha de trás. O camisa 25 encobriu Fábio e saiu pro
Abraço
Esse meu discurso foi de um são-paulino que chega no Morumbi com o coração na boca, que olha pra trás e lembra o sufoco que foi pra ganhar nos pênaltis do modesto Universitário do Peru.
A bola rola e apenas 120 segundos depois, o jogo acaba.
Fui ao estádio pra ter 90 minutos de agonia e tive apenas 90 segundos.
Obrigado Kléber, prometo não te xingar mais quando você jogar contra o SP. Você foi o Gladiador da noite tricolor.
Gols:
Júnior César driblou na linha de fundo colocou pra Hernanes pegar de primeira. 1x0
Fernandão, o cérebro do time, tocou de cabeça pra Dagoberto que vinha de trás. O camisa 25 encobriu Fábio e saiu pro
Abraço
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Uma noite de futebol genuinamente brasileiro
Grêmio 4x3 Santos
Cruzeiro 0x2 São Paulo
Jogos espetaculares que infelizmente foram transmitidos no mesmo horário.
O santista parecia que iria ter mais uma noite de alegrias num ano que o time de Neymar, Ganso e André vem encantando o país.
Mesmo sem Neymar suspenso pelo terceiro cartão, o Santos saiu pra cima em pleno estádio Olímpico e em 20 minutos abria 2x0 no placar.
O Grêmio apenas parecia estar dormindo, mas do penalti perdido no fim do primeiro tempo o time tirou forças para que no segundo tempo voltasse arrassador, copiando o time da Vila, fazendo 2 gols em 20 minutos.
Mas o Grêmio sabia que o empate ainda era um placar ruim e continuo em cima do Peixe. Borges em um dia inspirado deixou o o terceiro e o quarto do tricolor.
O Peixe ainda descontou com um belo gol de Robinho. Melhor jogo do ano aqui em terras brasileiras.
No Mineirão, uma aula de inteligência. Fernandão ditou o ritmo da vitória paulista. Com uma assistência para Hernanes no segundo e participação na organização do primeiro gol, o maestro mostrou que veio mesmo para ser titular da equipe do Morumbi. O Cruzeiro de melhor ataque na competição, esbarrou na barreira tricolor, que não toma gol a 7 jogos na Libertadores.
2x0 e o favoristismo do Cruzeiro foi por água abaixo.
Semana que vem as partidas de volta
Cruzeiro 0x2 São Paulo
Jogos espetaculares que infelizmente foram transmitidos no mesmo horário.
O santista parecia que iria ter mais uma noite de alegrias num ano que o time de Neymar, Ganso e André vem encantando o país.
Mesmo sem Neymar suspenso pelo terceiro cartão, o Santos saiu pra cima em pleno estádio Olímpico e em 20 minutos abria 2x0 no placar.
O Grêmio apenas parecia estar dormindo, mas do penalti perdido no fim do primeiro tempo o time tirou forças para que no segundo tempo voltasse arrassador, copiando o time da Vila, fazendo 2 gols em 20 minutos.
Mas o Grêmio sabia que o empate ainda era um placar ruim e continuo em cima do Peixe. Borges em um dia inspirado deixou o o terceiro e o quarto do tricolor.
O Peixe ainda descontou com um belo gol de Robinho. Melhor jogo do ano aqui em terras brasileiras.
No Mineirão, uma aula de inteligência. Fernandão ditou o ritmo da vitória paulista. Com uma assistência para Hernanes no segundo e participação na organização do primeiro gol, o maestro mostrou que veio mesmo para ser titular da equipe do Morumbi. O Cruzeiro de melhor ataque na competição, esbarrou na barreira tricolor, que não toma gol a 7 jogos na Libertadores.
2x0 e o favoristismo do Cruzeiro foi por água abaixo.
Semana que vem as partidas de volta
segunda-feira, 10 de maio de 2010
A lista sairá as 13h de amanhã!!
Aqui vai os 23 palpites que um passarinho verde-amarelo me contou.
goleiros:
julio cesar
helton
victor
lat.direitos:
maicon
dani alves
lat.esquerdos
michel bastos
roberto carlos
zagueiros
lucio
juan
luisão
thiago silva
meio de campo
gilberto silva
felipe melo
paulo henrique ganso
kaká
elano
julio batista
ramirez
josué
ataque:
robinho
luis fabiano
nilmar
adriano
vamos ver se eu acerto mais que o albúm da panini
Aqui vai os 23 palpites que um passarinho verde-amarelo me contou.
goleiros:
julio cesar
helton
victor
lat.direitos:
maicon
dani alves
lat.esquerdos
michel bastos
roberto carlos
zagueiros
lucio
juan
luisão
thiago silva
meio de campo
gilberto silva
felipe melo
paulo henrique ganso
kaká
elano
julio batista
ramirez
josué
ataque:
robinho
luis fabiano
nilmar
adriano
vamos ver se eu acerto mais que o albúm da panini
terça-feira, 30 de março de 2010
Ao mestre Armando com carinho
''Se Pelé não fosse homem, seria bola.''
A frase mais espetacular que já ouvi no futebol. Não é uma velha máxima como:''Quem não faz, toma'', mas é a síntese da história do futebol brasileiro. Quer algo mais profundo em tão poucas palavras?
Tantos anos se passaram, e independente do tempo, essa oração é eterna.
Não há dúvidas de que para um estudante de jornalismo como eu, Armando está entre os principais símbolos e ídolos da literatura esportiva.
Se futebol é arte, ler Armando é a Arte sobre a Arte.
Pessoas que não vão com a cara do esporte me param e dizem:
''22 homens correndo atrás de uma bola. Que coisa chata''. Eu só deveria responder ''Leia algum livro de nosso mestre e não terá mais essa visão.''
Infelizmente não o conheci pessoalmente, mas pelo que seu discípulo Juca kfouri fala, é possível ter uma noção do quanto nós brasileiros, devemos a essa ''Enciclópédia do Futebol''. Se Nilton Santos foi uma dentro de campo, o Mestre é outra fora dele. Uma enciclopédia que estará sempre aberta, para continuarmos a aprender com as opiniões e frases de um homem digno, corajoso e perseverante.
Obrigado Mestre Armando Nogueira.
A frase mais espetacular que já ouvi no futebol. Não é uma velha máxima como:''Quem não faz, toma'', mas é a síntese da história do futebol brasileiro. Quer algo mais profundo em tão poucas palavras?
Tantos anos se passaram, e independente do tempo, essa oração é eterna.
Não há dúvidas de que para um estudante de jornalismo como eu, Armando está entre os principais símbolos e ídolos da literatura esportiva.
Se futebol é arte, ler Armando é a Arte sobre a Arte.
Pessoas que não vão com a cara do esporte me param e dizem:
''22 homens correndo atrás de uma bola. Que coisa chata''. Eu só deveria responder ''Leia algum livro de nosso mestre e não terá mais essa visão.''
Infelizmente não o conheci pessoalmente, mas pelo que seu discípulo Juca kfouri fala, é possível ter uma noção do quanto nós brasileiros, devemos a essa ''Enciclópédia do Futebol''. Se Nilton Santos foi uma dentro de campo, o Mestre é outra fora dele. Uma enciclopédia que estará sempre aberta, para continuarmos a aprender com as opiniões e frases de um homem digno, corajoso e perseverante.
Obrigado Mestre Armando Nogueira.
terça-feira, 2 de março de 2010
Ronaldo x Santos: a estrela que brilhou foi a do futebol alegre
Ronaldo x Santos. Foi essa a partida que ocorreu ontem na Vila Belmiro. Eram ''duas estrelas'' no gramado. Talvez uma com vaidade da outra, p
orém no início ambas se respeitando. Na verdade até os primeiros 5 segundos de jogo.
Talvez não esperássemos uma atuação de Ronaldo como na final do Paulitão 2009, que com um golaço de cobertura em Fábio Costa praticamente decidiu o título a favor do Corinthians sem mesmo precisar do jogo de volta no Pacaembú. Mas nós amantes do futebol, como eu e os críticos esportivos de todo o país, não podíamos esperar uma atitude tão ridícula, de quem vive do futebol, ou pelo menos vivia a alguns anos atrás, como o Fenômeno. Hoje ele não precisa de dinheiro pra jogar, ele diz amar o futebol, por isso estar em campo até hoje. Porém o que disse foi digno de alguém que odeia jogar uma pelada.
''Com o resultado na mão e com 2 jogadores a mais, vi os jovens querendo fazer gracinha. Nós respeitamos os adversários e jogamos com objetividade, mas como são jovens...''
Criticar o Santos, pela arte de seu futebol, é no mínimo ''estranho'', vindo de um jogador que fez no mesmo palco da Vila Belmiro um dos gols mais arrepiantes que vi. Na verdade, nem só por esse gol, mas pela longa carreira que teve Ronaldo, com dribles desconcertantes, arrancadas expecionais e finalizações incríveis. Ronaldo deve pegar alguns dvds de sua estante e assistir o que já fez quando jogava no Cruzeiro, no PSV e outros clubes. Quando ainda era jovem.
Ronaldo pode muito, quase tudo. Dar voltas por cima em momentos inesperados, calar a boca de críticos, jogar fora do peso e até ter desvios sexuais, mas falar mal do Santos não. Não desse Santos.
orém no início ambas se respeitando. Na verdade até os primeiros 5 segundos de jogo.Após os apertos de mão, o clássico começou com as boas-vindas de PH Ganso em cima do craque da fiel. Foi o único momento em que 1 menino da Vila foi ''mal-criado'' no bom sentido. Mas o que se viu mesmo na casa de Pelé, foi uma vitória convincente dos meninos da Vila, contra uma atuação fraca de Ronaldo e cia. 2x1 para o Peixe.
''Com o resultado na mão e com 2 jogadores a mais, vi os jovens querendo fazer gracinha. Nós respeitamos os adversários e jogamos com objetividade, mas como são jovens...''
Criticar o Santos, pela arte de seu futebol, é no mínimo ''estranho'', vindo de um jogador que fez no mesmo palco da Vila Belmiro um dos gols mais arrepiantes que vi. Na verdade, nem só por esse gol, mas pela longa carreira que teve Ronaldo, com dribles desconcertantes, arrancadas expecionais e finalizações incríveis. Ronaldo deve pegar alguns dvds de sua estante e assistir o que já fez quando jogava no Cruzeiro, no PSV e outros clubes. Quando ainda era jovem.
Ronaldo pode muito, quase tudo. Dar voltas por cima em momentos inesperados, calar a boca de críticos, jogar fora do peso e até ter desvios sexuais, mas falar mal do Santos não. Não desse Santos.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
O futebol é o esporte que mais abrange culturas, raças e condutas diferentes

O futebol é o esporte que mais abrange culturas, raças e condutas diferentes.
Essa afirmação me remeteu ao escândalo de John Terry, zagueiro, ex-capitão da seleção inglesa.
Um ídolo pela sua bravura, raça, nível de posicionamento e marcação foi vencido pelo caso extra conjugal com a modelo Vanessa Perroncel. A modelo era casada com o lateral Wayne Bridge, ex-companheiro de Terry no Chelsea, clube que o zagueiro defende até hoje.
Após a grande lambança, o zagueiro foi liberado pelo Chelsea, para ir a Dubai, conversar e resolver a situação com sua mulher Toni Poole.
Essa afirmação me remeteu ao escândalo de John Terry, zagueiro, ex-capitão da seleção inglesa.
Um ídolo pela sua bravura, raça, nível de posicionamento e marcação foi vencido pelo caso extra conjugal com a modelo Vanessa Perroncel. A modelo era casada com o lateral Wayne Bridge, ex-companheiro de Terry no Chelsea, clube que o zagueiro defende até hoje.
Após a grande lambança, o zagueiro foi liberado pelo Chelsea, para ir a Dubai, conversar e resolver a situação com sua mulher Toni Poole.
Depois de resolvido o caso e com o perdão da esposa, a vida de Terry parece ter voltado ao normal, depois de uma semana turbulenta. Mesmo assim o zagueiro perdeu a braçadeira de capitão do ''English Team".
Mas a questão que fica e o que me fez escrever essa crônica é:
Teria acontecido a mesma coisa no Brasil se fosse com o ídolo Ronaldo, ou com o capitão Rogério Ceni?
A minha resposta é a mesma de Joseph Blatter, presidente da FIFA: "Se tivesse acontecido, por exemplo, em países latinos, penso que ele (Terry) teria sido aplaudido."
Quantas mulheres Romário e Renato Gaúcho já tiveram?
Ronaldo teve problemas com travesti, enquanto estava noivo e é um dos maiores ídolos da história do futebol brasileiro.
Maradona e suas idas e vindas com drogas. Mesmo que não levasse a argentina a Copa de 2010, continuaria sendo o maior ídolo da história de nossos ''hermanos''.
Não fica aqui uma lição para que mudemos a conduta do nosso povo. Muito menos, que houve um exagero por parte dos ingleses. A moral que fica, se é que existe moral nesses casos, é que " O futebol é o esporte que mais abrange culturas, raças e condutas diferentes."
Mas a questão que fica e o que me fez escrever essa crônica é:
Teria acontecido a mesma coisa no Brasil se fosse com o ídolo Ronaldo, ou com o capitão Rogério Ceni?
A minha resposta é a mesma de Joseph Blatter, presidente da FIFA: "Se tivesse acontecido, por exemplo, em países latinos, penso que ele (Terry) teria sido aplaudido."
Quantas mulheres Romário e Renato Gaúcho já tiveram?
Ronaldo teve problemas com travesti, enquanto estava noivo e é um dos maiores ídolos da história do futebol brasileiro.
Maradona e suas idas e vindas com drogas. Mesmo que não levasse a argentina a Copa de 2010, continuaria sendo o maior ídolo da história de nossos ''hermanos''.
Não fica aqui uma lição para que mudemos a conduta do nosso povo. Muito menos, que houve um exagero por parte dos ingleses. A moral que fica, se é que existe moral nesses casos, é que " O futebol é o esporte que mais abrange culturas, raças e condutas diferentes."
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Agora é pra valer!
Libertadores. Agora 2010 vai começar.
O campeonato mais cobiaçado da América tem vários ingredientes especiais para esse ano.
A ausência dos 5 grandes da Argentina: Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo, Independiente e Racing não diminuem a importância da competição vencida pelo também argentino Estudiantes em 2009.
Para esse ano os brasileiros vem com força máxima. Jogadores voltando da Europa para tentarem usar a amarelinha na Copa da África.
No Corinthians, Ronaldo e Roberto Carlos pretendem conquistar pela primeira vez a América e ajudar o Timão em busca do título que falta nas prateleiras do Pq. São Jorge.
No rival SP, a busca pelo tetracampeonato tem como ponto forte o elenco. Muitos jogadores de níveis parecidos que podem entrar e sair do time em qualquer momento. O capitão Rogério Ceni comanda o time que estreia nesta quarta dia 10 contra o Monterey(MEX) no castigado gramado do Morumbi.
Na região dos pampas, Jorge Fossati, campeão da Libertadores em 94 pelo Velez Sarsfield em cima do tricolor de Telê Santana em pleno Morumbi, tenta levar o time gaúcho ao bicampeonato com ajuda de jogadores técnicos, como D´Alessandro, Giuliano e Taison, e ainda com a eficiência de Alecsandro na frente do esquadrão colorado.
Subindo um pouco, na cidade Maravilhosa, o Flamengo tenta reeditar os momentos de Zico em 81, com a dupla ''Império do Amor", Adriano e Vágner Love estão deitando e rolando na Taça Guanabara, mas agora terão retrancas para enfrentar.
Retrancas que podem virar zebras, quem não se lembra do Once Caldas em 2004.
Por fim, mas não menos importante, tem o Cruzeiro, que com a volta de quem não saiu (soa estranho, mas é isso mesmo) Kléber, busca se recuperar do fiasco na final contra o Estudiantes de La Plata.
Os ingredientes estão na mesa. Agora, é só sentar pra ver. Sentar não, Libertadores é difícil não assistir em pé.
O campeonato mais cobiaçado da América tem vários ingredientes especiais para esse ano.
A ausência dos 5 grandes da Argentina: Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo, Independiente e Racing não diminuem a importância da competição vencida pelo também argentino Estudiantes em 2009.
Para esse ano os brasileiros vem com força máxima. Jogadores voltando da Europa para tentarem usar a amarelinha na Copa da África.
No Corinthians, Ronaldo e Roberto Carlos pretendem conquistar pela primeira vez a América e ajudar o Timão em busca do título que falta nas prateleiras do Pq. São Jorge.
No rival SP, a busca pelo tetracampeonato tem como ponto forte o elenco. Muitos jogadores de níveis parecidos que podem entrar e sair do time em qualquer momento. O capitão Rogério Ceni comanda o time que estreia nesta quarta dia 10 contra o Monterey(MEX) no castigado gramado do Morumbi.
Na região dos pampas, Jorge Fossati, campeão da Libertadores em 94 pelo Velez Sarsfield em cima do tricolor de Telê Santana em pleno Morumbi, tenta levar o time gaúcho ao bicampeonato com ajuda de jogadores técnicos, como D´Alessandro, Giuliano e Taison, e ainda com a eficiência de Alecsandro na frente do esquadrão colorado.
Subindo um pouco, na cidade Maravilhosa, o Flamengo tenta reeditar os momentos de Zico em 81, com a dupla ''Império do Amor", Adriano e Vágner Love estão deitando e rolando na Taça Guanabara, mas agora terão retrancas para enfrentar.
Retrancas que podem virar zebras, quem não se lembra do Once Caldas em 2004.
Por fim, mas não menos importante, tem o Cruzeiro, que com a volta de quem não saiu (soa estranho, mas é isso mesmo) Kléber, busca se recuperar do fiasco na final contra o Estudiantes de La Plata.
Os ingredientes estão na mesa. Agora, é só sentar pra ver. Sentar não, Libertadores é difícil não assistir em pé.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
2010, um heroi irá surgir ou ressurgir?
Quem será o heroi desse ano no esporte brasileiro?
2009 foi mais um ano de César Cielo. O nadador nos emocionou mais uma vez como em 2008. Ao cair na piscina era difícil não pensar que Cesão não bateria mais um recorde mundial.
Rubinho teve uma chance em Interlagos, mas Button levou a melhor e se tornou campeão mundial de F-1. Espera-se um 2010 vitorioso de Felipe Massa pela Ferrari.
Dizem que um novo Guga está surgindo. Tiago Fernandes, tenista de 17 anos recém-completados na última semana, venceu o júnior do Aberto da Austrália, um dos quatro mais importantes torneios da temporada. Um título que nenhum brasileiro havia conseguido na história do tênis. O técnico é Larri Passos, o mesmo que treinava o bom e velho Gustavo Kuerten. Mas ainda é muito cedo para o menino se tornar um grande ídolo.
Agora falando um pouco de futebol. Estamos precisando urgente de um destaque.
Um jogador que coloque frio na espinha dos adversários, só de estar ali dentro das quatro linhas. Aquele que pegue a bola e que resgate o orgulho de ser brasileiro. Que faça da ginga e malícia, uma grande jogada.
Ano de Copa. Não há melhor ano que 2010 para surgir esse jogador. Não necessariamente surgir novos Ronaldinhos e Robinhos, mas sim ressurgir o Ronaldinho e o Robinho.
Estamos aqui na espera do novo, ou do velho ídolo. O que não podemos, é ficar sem um heroi no esporte em que o brasileiro mais sente paixão.
Queremos resultados sim, mas se não for possível conquistar a Copa, que dela surjam ou ressurjam herois.
2009 foi mais um ano de César Cielo. O nadador nos emocionou mais uma vez como em 2008. Ao cair na piscina era difícil não pensar que Cesão não bateria mais um recorde mundial.
Rubinho teve uma chance em Interlagos, mas Button levou a melhor e se tornou campeão mundial de F-1. Espera-se um 2010 vitorioso de Felipe Massa pela Ferrari.
Dizem que um novo Guga está surgindo. Tiago Fernandes, tenista de 17 anos recém-completados na última semana, venceu o júnior do Aberto da Austrália, um dos quatro mais importantes torneios da temporada. Um título que nenhum brasileiro havia conseguido na história do tênis. O técnico é Larri Passos, o mesmo que treinava o bom e velho Gustavo Kuerten. Mas ainda é muito cedo para o menino se tornar um grande ídolo.
Agora falando um pouco de futebol. Estamos precisando urgente de um destaque.
Um jogador que coloque frio na espinha dos adversários, só de estar ali dentro das quatro linhas. Aquele que pegue a bola e que resgate o orgulho de ser brasileiro. Que faça da ginga e malícia, uma grande jogada.
Ano de Copa. Não há melhor ano que 2010 para surgir esse jogador. Não necessariamente surgir novos Ronaldinhos e Robinhos, mas sim ressurgir o Ronaldinho e o Robinho.
Estamos aqui na espera do novo, ou do velho ídolo. O que não podemos, é ficar sem um heroi no esporte em que o brasileiro mais sente paixão.
Queremos resultados sim, mas se não for possível conquistar a Copa, que dela surjam ou ressurjam herois.
sábado, 30 de janeiro de 2010
Ataque dos sonhos ou da realidade?
2010, ano de Copa do Mundo.
Espera-se um ano de muita dedicação dos jogadores, dando até a última gota de suor do seu corpo pela sua seleção.
Mas para nós brasileiros ainda não estão definidos os jogadores que vão à Copa.
O que sabemos é que jogadores de altos valores, reconhecidos mundialmente, estão de volta ao Brasil, para estarem mais perto dos olhos do brahmeiro Dunga.
Isso mesmo. O ''garoto" propaganda da nossa Seleção é o técnico. Ele mudou a cabeça dos jogadores com relação ao sentimento pela amarelinha.
Mas infelizmente um Dunga não ganha Copa.
Esperamos que Ronaldo, Robinho, Adriano e Fred, tenham mudado junto com os demais, após a vergonhosa Copa de 2006.
O time titular no momento tem Nilmar e Luís Fabiano no ataque. Dupla de grande qualidade, mas sem um histórico retrospecto pela Seleção como os citados acima.
Será que eles vão corresponder? Será que o técnico Dunga na "hora H", deixará seus ideais de lado e optará por alguma dupla mais consagrada.
Ainda tem o Ronaldinho que resolveu voltar a jogar bem pelo Milan.
A concorrência é grande.
Teremos uma base sobre o que o misterioso Dunga está planejando no dia 2 de Março, data da última partida oficial antes da convocação para à Copa.
Enquanto isso, quem esfregam as mãos são os clubes brasileiros, que prometem uma grande disputa pela Libertadores.
2010 promete ser um ano inesquecível para os fãs da gorduchinha.
Espera-se um ano de muita dedicação dos jogadores, dando até a última gota de suor do seu corpo pela sua seleção.
Mas para nós brasileiros ainda não estão definidos os jogadores que vão à Copa.
O que sabemos é que jogadores de altos valores, reconhecidos mundialmente, estão de volta ao Brasil, para estarem mais perto dos olhos do brahmeiro Dunga.
Isso mesmo. O ''garoto" propaganda da nossa Seleção é o técnico. Ele mudou a cabeça dos jogadores com relação ao sentimento pela amarelinha.
Mas infelizmente um Dunga não ganha Copa.
Esperamos que Ronaldo, Robinho, Adriano e Fred, tenham mudado junto com os demais, após a vergonhosa Copa de 2006.
O time titular no momento tem Nilmar e Luís Fabiano no ataque. Dupla de grande qualidade, mas sem um histórico retrospecto pela Seleção como os citados acima.
Será que eles vão corresponder? Será que o técnico Dunga na "hora H", deixará seus ideais de lado e optará por alguma dupla mais consagrada.
Ainda tem o Ronaldinho que resolveu voltar a jogar bem pelo Milan.
A concorrência é grande.
Teremos uma base sobre o que o misterioso Dunga está planejando no dia 2 de Março, data da última partida oficial antes da convocação para à Copa.
Enquanto isso, quem esfregam as mãos são os clubes brasileiros, que prometem uma grande disputa pela Libertadores.
2010 promete ser um ano inesquecível para os fãs da gorduchinha.
Assinar:
Postagens (Atom)