terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O futebol é o esporte que mais abrange culturas, raças e condutas diferentes


O futebol é o esporte que mais abrange culturas, raças e condutas diferentes.


Essa afirmação me remeteu ao escândalo de John Terry, zagueiro, ex-capitão da seleção inglesa.


Um ídolo pela sua bravura, raça, nível de posicionamento e marcação foi vencido pelo caso extra conjugal com a modelo Vanessa Perroncel. A modelo era casada com o lateral Wayne Bridge, ex-companheiro de Terry no Chelsea, clube que o zagueiro defende até hoje.
Após a grande lambança, o zagueiro foi liberado pelo Chelsea, para ir a Dubai, conversar e resolver a situação com sua mulher Toni Poole.

Depois de resolvido o caso e com o perdão da esposa, a vida de Terry parece ter voltado ao normal, depois de uma semana turbulenta. Mesmo assim o zagueiro perdeu a braçadeira de capitão do ''English Team".

Mas a questão que fica e o que me fez escrever essa crônica é:
Teria acontecido a mesma coisa no Brasil se fosse com o ídolo Ronaldo, ou com o capitão Rogério Ceni?
A minha resposta é a mesma de Joseph Blatter, presidente da FIFA: "Se tivesse acontecido, por exemplo, em países latinos, penso que ele (Terry) teria sido aplaudido."

Quantas mulheres Romário e Renato Gaúcho já tiveram?
Ronaldo teve problemas com travesti, enquanto estava noivo e é um dos maiores ídolos da história do futebol brasileiro.
Maradona e suas idas e vindas com drogas. Mesmo que não levasse a argentina a Copa de 2010, continuaria sendo o maior ídolo da história de nossos ''hermanos''.


Não fica aqui uma lição para que mudemos a conduta do nosso povo. Muito menos, que houve um exagero por parte dos ingleses. A moral que fica, se é que existe moral nesses casos, é que " O futebol é o esporte que mais abrange culturas, raças e condutas diferentes."

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Agora é pra valer!

Libertadores. Agora 2010 vai começar.
O campeonato mais cobiaçado da América tem vários ingredientes especiais para esse ano.
A ausência dos 5 grandes da Argentina: Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo, Independiente e Racing não diminuem a importância da competição vencida pelo também argentino Estudiantes em 2009.
Para esse ano os brasileiros vem com força máxima. Jogadores voltando da Europa para tentarem usar a amarelinha na Copa da África.
No Corinthians, Ronaldo e Roberto Carlos pretendem conquistar pela primeira vez a América e ajudar o Timão em busca do título que falta nas prateleiras do Pq. São Jorge.
No rival SP, a busca pelo tetracampeonato tem como ponto forte o elenco. Muitos jogadores de níveis parecidos que podem entrar e sair do time em qualquer momento. O capitão Rogério Ceni comanda o time que estreia nesta quarta dia 10 contra o Monterey(MEX) no castigado gramado do Morumbi.
Na região dos pampas, Jorge Fossati, campeão da Libertadores em 94 pelo Velez Sarsfield em cima do tricolor de Telê Santana em pleno Morumbi, tenta levar o time gaúcho ao bicampeonato com ajuda de jogadores técnicos, como D´Alessandro, Giuliano e Taison, e ainda com a eficiência de Alecsandro na frente do esquadrão colorado.
Subindo um pouco, na cidade Maravilhosa, o Flamengo tenta reeditar os momentos de Zico em 81, com a dupla ''Império do Amor", Adriano e Vágner Love estão deitando e rolando na Taça Guanabara, mas agora terão retrancas para enfrentar.
Retrancas que podem virar zebras, quem não se lembra do Once Caldas em 2004.
Por fim, mas não menos importante, tem o Cruzeiro, que com a volta de quem não saiu (soa estranho, mas é isso mesmo) Kléber, busca se recuperar do fiasco na final contra o Estudiantes de La Plata.




Os ingredientes estão na mesa. Agora, é só sentar pra ver. Sentar não, Libertadores é difícil não assistir em pé.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

2010, um heroi irá surgir ou ressurgir?

Quem será o heroi desse ano no esporte brasileiro?
2009 foi mais um ano de César Cielo. O nadador nos emocionou mais uma vez como em 2008. Ao cair na piscina era difícil não pensar que Cesão não bateria mais um recorde mundial.
Rubinho teve uma chance em Interlagos, mas Button levou a melhor e se tornou campeão mundial de F-1. Espera-se um 2010 vitorioso de Felipe Massa pela Ferrari.
Dizem que um novo Guga está surgindo. Tiago Fernandes, tenista de 17 anos recém-completados na última semana, venceu o júnior do Aberto da Austrália, um dos quatro mais importantes torneios da temporada. Um título que nenhum brasileiro havia conseguido na história do tênis. O técnico é Larri Passos, o mesmo que treinava o bom e velho Gustavo Kuerten. Mas ainda é muito cedo para o menino se tornar um grande ídolo.
Agora falando um pouco de futebol. Estamos precisando urgente de um destaque.
Um jogador que coloque frio na espinha dos adversários, só de estar ali dentro das quatro linhas. Aquele que pegue a bola e que resgate o orgulho de ser brasileiro. Que faça da ginga e malícia, uma grande jogada.
Ano de Copa. Não há melhor ano que 2010 para surgir esse jogador. Não necessariamente surgir novos Ronaldinhos e Robinhos, mas sim ressurgir o Ronaldinho e o Robinho.
Estamos aqui na espera do novo, ou do velho ídolo. O que não podemos, é ficar sem um heroi no esporte em que o brasileiro mais sente paixão.
Queremos resultados sim, mas se não for possível conquistar a Copa, que dela surjam ou ressurjam herois.