Os assuntos do final de ano no mundo esportivo trouxeram de novo a tona a velha pergunta "No esporte, existe espaço para a falta de ética?"
A Red Bull mostrou que não na Fórmula-1. Independente se isso foi uma estratégia de marketing, a Ferrari sempre foi a favor do jogo de equipe. Mas jogo de equipe não faz parte do esporte? Faz, mas humilhação não faz. No esporte a tristeza de um, é mais forte do que a tristeza ou alegria de milhões de aficcionados.
A tristeza de Felipe Massa ao deixar Alonso passar é muito maior do que a tristeza de qualquer amante do esporte. É a humilhação dentro de um cockpit. Alguém pedir para você profissional, não fazer o que lhe dá dinheiro. Felipe Massa não foi o mesmo após aquela corrida. A motivação com certeza é a sua família. Mas nem sempre isso basta.
No futebol, o São Paulo jogará contra o Fluminense na Arena Barueri domingo às 17horas. O tricolor paulista pode ajudar o Flu na batalha pelo título com o Corinthians. Vale a pena entregar o jogo? No futebol a humilhação de 11 é muito mais forte do que a felicidade de milhões. Eu sou são-paulino, não nego que quero a vitória do Fluminense, mas não posso admitir que meu time entregue o jogo. Seria uma desonra ao clube, uma mancha na carreira dos atletas. No São Paulo Futebol Clube isso não deve acontecer. Contra o Cruzeiro tinhamos um objetivo, fomos lá e vencemos. Contra o Fluminense jogaremos pela honra do manto tricolor.
E no vôlei. A seleção brasileira entregou o jogo para a Bulgária. Um papelão! Fomos campeões depois, parabéns a todos. Certamente o jogo final será mais um, e o jogo da entrega para não enfretarmos adversários mais fortes já na segunda fase foi um marco negativo na carreira do atletas e do técnico Bernardinho. A Federação Internacional de Voleibol pode ter errado no regulamento, usado de má fé para que a Itália chegasse até as semifinais? Sim. Mas homens sempre lutam pela vitória desde que batalha é batalha, esporte é esporte e jogo é jogo. Não entrassemos em quadra. Seria uma vergonha menor. Seria uma vergonha menor, Massa parar o carro e falar que estava com problemas hidraulicos, o SP se entregar o jogo, entrar com o time sub- 20, jogadores loucos por uma vaga no time de cima... Mas infelizmente o esporte ainda tem sim espaço para a falta de ética.
Gol de Placa
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Muricy não rima com roubalheira
Como disse o velho Juca, temos muito a agradecer, se Muricy e Fluminense recusarem a "oferta" da CBF.
Primeiramente, pensando apenas em futebol, se precisamos de uma seleção que pense em jogar bonito, pra frente, não se pode ter um técnico como o Muricy. Amante do 3-5-2, o ténico tricolor, é adepto da frase de quem quer ver espetáculo, que vá ao teatro.
Pensando no extra-campo, Muricy é um cara muito íntegro, honesto, correto, justo, e todos os adjetivos que não o aproximam de Ricardo Teixeira.
O Fluminense, peitando a CBF, corre um grande risco de vir a sofrer o que o São Paulo sofre hoje em dia. Represálias podem começar a surgir, é uma atitude bem difícil que o clube das Laranjeiras pode tomar, mas é a mais correta possível. Se o tricolor quer vencer o brasileirão tem que continuar com o projeto Muricy.
Parabéns ao Flú se realmente continuar com o futebol de resultados de Muricy Ramalho.
Primeiramente, pensando apenas em futebol, se precisamos de uma seleção que pense em jogar bonito, pra frente, não se pode ter um técnico como o Muricy. Amante do 3-5-2, o ténico tricolor, é adepto da frase de quem quer ver espetáculo, que vá ao teatro.
Pensando no extra-campo, Muricy é um cara muito íntegro, honesto, correto, justo, e todos os adjetivos que não o aproximam de Ricardo Teixeira.
O Fluminense, peitando a CBF, corre um grande risco de vir a sofrer o que o São Paulo sofre hoje em dia. Represálias podem começar a surgir, é uma atitude bem difícil que o clube das Laranjeiras pode tomar, mas é a mais correta possível. Se o tricolor quer vencer o brasileirão tem que continuar com o projeto Muricy.
Parabéns ao Flú se realmente continuar com o futebol de resultados de Muricy Ramalho.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Iniesta dá o título a Espanha, uma Copa inesquecível
Uma final de Copa batalhada, sem tanto futebol bonito. Um jogo inesquecível. Um 0x0 com grandes emoções e chances pros dois lados. Prevaleceu o futebol mais bonito da Espanha. A Holanda fez de tudo, mas os gols perdidos por Robben no segundo tempo castigaram o carrossel holandês.
Iniesta fez o gol do título aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação. O meio-campista fez uma boa Copa e foi agraciado com o título de homem da partida.
Forlán se sagrou o melhor jogador da Copa por mater a regularidade em todas as partidas.
Muller a revelação, mostrou a nova cara do futebol alemão que deve estar melhor ainda aqui no Brasil em 2014.
Uma Copa que ficará na memória por momentos e jogos espetaculares. Mandela, Luiz Suarez, Forlán, Muller,Espanha, Holanda, Gana, Uuruguai, Gyan, Sneijder, Robben, Villa, Larissa Riquelme, Polvo Paul são nomes que se tornam inesquecíveis.
Iniesta fez o gol do título aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação. O meio-campista fez uma boa Copa e foi agraciado com o título de homem da partida.
Forlán se sagrou o melhor jogador da Copa por mater a regularidade em todas as partidas.
Muller a revelação, mostrou a nova cara do futebol alemão que deve estar melhor ainda aqui no Brasil em 2014.
Uma Copa que ficará na memória por momentos e jogos espetaculares. Mandela, Luiz Suarez, Forlán, Muller,Espanha, Holanda, Gana, Uuruguai, Gyan, Sneijder, Robben, Villa, Larissa Riquelme, Polvo Paul são nomes que se tornam inesquecíveis.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
A Laranja está na final!
OS TRÊS MOSQUETEIROS
Van Bronckhorst, Sneijder e Robben honraram a foto principal do "GOL DE PLACA".
Holanda 3x2 Uruguai. Gols dos líderes laranjas. O capitão com 17 minutos acertou um "tubaço" no ângulo do goleiro Muslera. O Uruguai foi valente, se mateve intacto, bem postado em campo, merecendo o empate que veio com o segundo melhor camisa 10 da Copa. Forlán, um chute de fora da área que o goleirão laranja aceitou. Você deve estar se perguntando, ora pois? Quem é o melhor 10 da Copa? Ele se apresentou na segunda etapa. Sneijder, recebeu a bola, ameaçou de um lado, chutou do outro, e o goleiro uruguaio nada pode fazer, bola no cantinho. Para finalizar, Robben, roubou a cena dentro da área celeste. O ponta-direita apareceu dentro do "pagode" uruguaio e após cruzamento milimétrico de Kuyt, cabeceou pro gol.
O Uruguai tentou de tudo. Foi pra cima, mostrou a valentia e a raça celeste. Conseguiu aos 46 minutos com Maxi Pereira diminuir a vantagem holandesa. Depois teve mais 3 minutos de chutões pra dentro da área, sem sucesso. A Holanda passa a final jogando com pragmatismo, eficiência e deixando nós brasileiros tristonhos, porque esse lugar era nosso.
Van Bronckhorst, Sneijder e Robben honraram a foto principal do "GOL DE PLACA".
Holanda 3x2 Uruguai. Gols dos líderes laranjas. O capitão com 17 minutos acertou um "tubaço" no ângulo do goleiro Muslera. O Uruguai foi valente, se mateve intacto, bem postado em campo, merecendo o empate que veio com o segundo melhor camisa 10 da Copa. Forlán, um chute de fora da área que o goleirão laranja aceitou. Você deve estar se perguntando, ora pois? Quem é o melhor 10 da Copa? Ele se apresentou na segunda etapa. Sneijder, recebeu a bola, ameaçou de um lado, chutou do outro, e o goleiro uruguaio nada pode fazer, bola no cantinho. Para finalizar, Robben, roubou a cena dentro da área celeste. O ponta-direita apareceu dentro do "pagode" uruguaio e após cruzamento milimétrico de Kuyt, cabeceou pro gol.
O Uruguai tentou de tudo. Foi pra cima, mostrou a valentia e a raça celeste. Conseguiu aos 46 minutos com Maxi Pereira diminuir a vantagem holandesa. Depois teve mais 3 minutos de chutões pra dentro da área, sem sucesso. A Holanda passa a final jogando com pragmatismo, eficiência e deixando nós brasileiros tristonhos, porque esse lugar era nosso.
sábado, 3 de julho de 2010
BRASIL 1X2 HOLANDA
O Brasil caiu. Para muitos, o vilão será Felipe Melo. Um gol contra e uma expulsão. Eu prefiro ficar com o conjunto da obra. Tudo teve sua influência. Desde a convocação de jogadores sem nível técnico até a falta de sangue frio dos jogadores. Um primeiro tempo ótimo. Um segundo tempo horroroso. Mil teorias estão sendo colocadas. Psicológicas, táticas, técnicas e outras mais. A verdade é que não seria justo uma seleção de 82 que encantava o mundo até perder para a Itália, não vencer a Copa e a Seleção de 2010, apenas com a garra dos cervejeiros, vencer um campeonato mundial.
A frieza européia prevaleceu. O Brasil provou do próprio veneno. Tinhamos um time que pouco atacava, mas quando avançava nos contra-ataques era fatal, mortal e assim foi a Holanda.
Sneijder mostrou porque será o camisa 10 da Copa. Um meia clássico. O camisa 10 que falta a muitas seleções e equipes do mundo. O motor, o cabeça da equipe. E que cabeça! No segundo gol, o pequenininho prevaleceu sobre a forte e alta defesa brasileira.
Dunga se irritou. Não entendia como um time podia ser tão perfeito no primeiro tempo e tão apático no segundo. Ele não entendia porque ainda lhe falta muita experiência. Futebol não é uma ciência exata. Brasil e Holanda podem jogar mais umas 10 vezes e a chance do Brasil vencer 8 dessas 10 é muito grande. Tinhamos mais time, mas não convertemos essa superioridade em gols, principalmente na primeira etapa. A Holanda cadenciou o jogo após estar vencendo. Fez cera, simulações e o Brasil provou do próprio veneno.
Com vocês perceberam, nem falei do Kaká. Ele só passeou na África.
A frieza européia prevaleceu. O Brasil provou do próprio veneno. Tinhamos um time que pouco atacava, mas quando avançava nos contra-ataques era fatal, mortal e assim foi a Holanda.
Sneijder mostrou porque será o camisa 10 da Copa. Um meia clássico. O camisa 10 que falta a muitas seleções e equipes do mundo. O motor, o cabeça da equipe. E que cabeça! No segundo gol, o pequenininho prevaleceu sobre a forte e alta defesa brasileira.
Dunga se irritou. Não entendia como um time podia ser tão perfeito no primeiro tempo e tão apático no segundo. Ele não entendia porque ainda lhe falta muita experiência. Futebol não é uma ciência exata. Brasil e Holanda podem jogar mais umas 10 vezes e a chance do Brasil vencer 8 dessas 10 é muito grande. Tinhamos mais time, mas não convertemos essa superioridade em gols, principalmente na primeira etapa. A Holanda cadenciou o jogo após estar vencendo. Fez cera, simulações e o Brasil provou do próprio veneno.
Com vocês perceberam, nem falei do Kaká. Ele só passeou na África.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Brasil: Análise dos Jogadores
1- Júlio César melhor goleiro do Mundo.
2- Maicon melhor lateral do Mundo.
3- Lúcio melhor zagueiro do Mundo.
4- Juan um grande zagueiro, seguro.
6- Michel Bastos regular, bem ofensivamente,
na defesa, pode ser o lugar que Robben jogará em cima.
Ponto fraco do Brasil.
8- Gilberto Silva, fez a melhor partida dele contra o Chile,
vem em ascendência,
5- Felipe Melo, com chances de atuar,
acerta muitos passes, marca bem, mas é maldoso
e sempre pode ser expulso em qaulquer momento
do jogo. explosivo.
7- Elano, com grandes chances de jogar,
é um grande reforço, já fez 2 gols. Uma boa alternativa se
Kaká, Luís Fabiano e Robinho estiverem marcados.
10- Kaká, o astro, o craque, está melhor fiscamente, pode
e deve fazer o seu melhor jogo na Copa.
11- Robinho, fez o seu primeiro gol em Copas,
precisa ser mais regular. Deve atuar nas costas de
Van der Wiel, fraco marcador.
9- Luís Fabiano, artilheiro, já fez 3. Deve ter espaço para atuar.
A defesa da Holanda, não espira tanta confiança.
2- Maicon melhor lateral do Mundo.
3- Lúcio melhor zagueiro do Mundo.
4- Juan um grande zagueiro, seguro.
6- Michel Bastos regular, bem ofensivamente,
na defesa, pode ser o lugar que Robben jogará em cima.
Ponto fraco do Brasil.
8- Gilberto Silva, fez a melhor partida dele contra o Chile,
vem em ascendência,
5- Felipe Melo, com chances de atuar,
acerta muitos passes, marca bem, mas é maldoso
e sempre pode ser expulso em qaulquer momento
do jogo. explosivo.
7- Elano, com grandes chances de jogar,
é um grande reforço, já fez 2 gols. Uma boa alternativa se
Kaká, Luís Fabiano e Robinho estiverem marcados.
10- Kaká, o astro, o craque, está melhor fiscamente, pode
e deve fazer o seu melhor jogo na Copa.
11- Robinho, fez o seu primeiro gol em Copas,
precisa ser mais regular. Deve atuar nas costas de
Van der Wiel, fraco marcador.
9- Luís Fabiano, artilheiro, já fez 3. Deve ter espaço para atuar.
A defesa da Holanda, não espira tanta confiança.
Holanda: Análises dos jogadores
1- Stekelenburg- grande atuação contra a
Eslováquia contra, goleiro seguro.
2- Van der Wiel - lateral inseguro,
sai mal para o jogo. Robinho
deve atuar em cima dele.
3- Heitinga- bom zagueiro,contra o Brasil
terá que se superar.
4- Mathisen - também um bom zagueiro. Um pouco lento.
Contra o Brasil pode sofrer.
5- Van Bronckhorst - capitão, lateral velho(35), que recompõe
a zaga e tem muita técnica, bate bem na bola.Missão: segurar Maicon.
8- De Jong- grande volante, não desiste nunca, marca forte
não é tão maldoso quanto felipe melo.
6- Van Bommel- muita categoria para sair jogando, arma
ataques, bom passe. ótima marcação.
10- Sneijder- o craque, o pensador, o 10. Em excepcional fase
campeão de tudo na Inter-ITA, tem que ser marcado de perto.
7- Kuyt- Raçudo, um dos pontas, sempre ataca com objetividade,
bom atacante, repõe bem o meio de campo.
11- Robben- também é craque. Definidor, chegou baleado na Copa
se recuperou bem e atua na ponta direita, onde estará Michel Bastos.
Olho nele. Técnico, objetivo e inteligente.
Faz a Jabulani grudar em sua canhota.
9- Van Persie- bom atacante. Creio que está um pouco
atrás de Luís Fabiano,
mas é bom definidor e ainda tem habilidade.
Eslováquia contra, goleiro seguro.
2- Van der Wiel - lateral inseguro,
sai mal para o jogo. Robinho
deve atuar em cima dele.
3- Heitinga- bom zagueiro,contra o Brasil
terá que se superar.
4- Mathisen - também um bom zagueiro. Um pouco lento.
Contra o Brasil pode sofrer.
5- Van Bronckhorst - capitão, lateral velho(35), que recompõe
a zaga e tem muita técnica, bate bem na bola.Missão: segurar Maicon.
8- De Jong- grande volante, não desiste nunca, marca forte
não é tão maldoso quanto felipe melo.
6- Van Bommel- muita categoria para sair jogando, arma
ataques, bom passe. ótima marcação.
10- Sneijder- o craque, o pensador, o 10. Em excepcional fase
campeão de tudo na Inter-ITA, tem que ser marcado de perto.
7- Kuyt- Raçudo, um dos pontas, sempre ataca com objetividade,
bom atacante, repõe bem o meio de campo.
11- Robben- também é craque. Definidor, chegou baleado na Copa
se recuperou bem e atua na ponta direita, onde estará Michel Bastos.
Olho nele. Técnico, objetivo e inteligente.
Faz a Jabulani grudar em sua canhota.
9- Van Persie- bom atacante. Creio que está um pouco
atrás de Luís Fabiano,
mas é bom definidor e ainda tem habilidade.
Assinar:
Postagens (Atom)