por: Victória Brotto
Voltamos aos tempos antigos, ou talvez nunca tenhamos saido deles.
Na época do Império Romano o povo era distraído e alienado pela política do "pão e do circo".
Enquanto tivesse diversão e comida as bocas ficavam caladas e o Império teria a alienação popular.
À luz deste período e desta política romana observemos o país. Sim, O Brasil.
O Congresso Nacional está podre [ será que houve alguma época em que não estivesse?].Passagens áreas transbordando dos bolsos dos nossos excelentíssimos senhores deputados. 181 diretorias , diretores dirigindo a si mesmos, diretorias que só seriam possíveis mesmo num país como esse- como diria Zé Simão- "o país da piada pronta!" Voltamos ao feudalismo senhores! Temos castelos, senhores feudais e vassalagens ao tempero contemporâneo.
E enquanto o mal cheiroso patamar governamental rasga o dinheiro do contribuinte- nós, alienados cidadãos sem voz- o brasileiro se cala, ou melhor, a voz dele está sendo ouvida nos estádios de futebol ou em frente à TV. Os jornais são comprados sim, aos montes, mas o único caderno que não é jogado no lixo é o de esportes. Ressalto aqui que nada tenho contra o esporte e a arte de admirá-lo e se informar sobre ele, entretando o que se coloca em crítica é o indivíduo "futebolesco", ou seja, que se exploda os políticos e o caos que se encontra esse país, calem a boca que eu quero ver o jogo!
Enjoa-me só de pensar em tal sujeito.
Pergunta: Onde está o cidadão consciente? Sofremos do tão famigerado "analfabetismo político", senhores!! Por "n" motivos, não só o culto e o doentio fanatismo futebolístico, mas este deve ser citado, afinal, o Brasil poderia ser conhecido muito mais do que somente "o país do futebol".
Viva a política do pão e circo! Viva o populismo e a cegueira popular!
Calarei minha boca agora, pois acho que o brasileiro está querendo discutir a "Bohemia" do Ronalducho.
Concordo que a grande maioria dos brasileiros é alienada. Assistem ao Jornal Nacional com a mesma atenção que um genro despende quando a sogra liga e ele é o sortudo que atende o telefone.
ResponderExcluirNo entanto, não creio que o problema esteja na leitura única do caderno de esportes. Quem lê é uma minoria, afinal. Tampouco condeno quem assista apenas jogos de futbeol na televisão - e este é, realmente, um momento sagrado.
É um assunto complexo, mas ainda acho que o problema é a educação do país. Uma boa educação combate a alienação. É o que penso.
No texto, não discuti a raiz do problema da alienação. Concordo PLENAMENTE que a educação é a base para se eliminar a alienação.
ResponderExcluirE nao coloco isso em dúvida.
O texto está voltado para um aspecto único, o individuo "fotebolesco" que não sabe nada além de jogos de futebol!
Concordo com o seu pensamento da educação.
Talvez assistir jogos na TV/estádio seja sagrado sim, mas talvez seja sagrada tbm a participação politica dos individuos de um sociedade, a qual está afundada em caos e antagonismos. É o que penso.