Por Rafael Bueno
Foi o primeiro grande teste do Verdão na temporada. Afinal, o adversário era nada mais nada menos que o atual campeão da América, a LDU, além da altitude de Quito.
Com uma atuação discreta, a equipe do treinador Vanderlei Luxemburgo não conseguiu repetir o mesmo desempenho que a mantém líder no Campeonato Paulista e que eliminou o Real Potosí na pré-Libertadores – saiu do estádio Casa Blanca derrotada por 3x2.
Os esquemas de jogo de ambas as equipes eram semelhantes: 3-5-2. Mas quem dominou logo de início foi a equipe equatoriana, apostando na velocidade dos alas Reasco e Ambrosi, na criatividade de Manso e no oportunismo dos centroavantes Bieler e Walter Calderón, que, impedido, abriu o placar aos 23’ do primeiro tempo.
O meio-de-campo palmeirense não funcionava. Diego Souza e Cleiton Xavier estavam presos na marcação dos volantes Urrutia e Wiliam Araujo. No entanto, na primeira brecha que encontrou, o camisa 7 do Verdão soltou uma bomba, o goleiro Cevallos deu rebote e Willians, aos 28’, com oportunismo, apenas empurrou a bola para dentro.
A alegria durou pouco e seis minutos depois Walter Calderón recolocou a LDU em vantagem no placar após desentendimento entre Edmílson e Marcos.
Insatisfeito com o rendimento de seu time, Vanderlei Luxemburgo voltou para a segunda etapa com uma substituição ousada: saiu o zagueiro Maurício Ramos e entrou o veloz e habilidoso Marquinhos. O treinador palmeirense posicionou sua equipe no 4-2-3-1, com Keirrison na referência e o trio de ponta-de-lanças formado por Willians, Diego Souza e Marquinhos.
O Palmeiras até que começou melhor, partindo para cima. Mas foi na bola parada que saiu o gol de empate logo no primeiro minuto do segundo tempo: Cleiton Xavier cobrou, a zaga da equipe equatoriana falhou e Edmílson testou com força para balançar as redes: 2x2.
Ligeiramente melhor, o Verdão esboçava uma pressão para cima da LDU buscando a vitória. Mas não contava com o erro de Marquinhos, que perdeu a bola no campo de ataque e deu o contra-ataque para o time da casa. Edmílson foi forçado a fazer falta na entrada da área e, no tiro livre indireto, Urrutia rolou e o argentino Manso fez um golaço, colocando a bola no ângulo do goleiro Marcos.
Novamente em desvantagem no placar, o Palmeiras demonstrou nervosismo para evitar sua primeira derrota oficial em 2009. Começou a errar muitos passes e abria espaço para os contra-ataques da LDU, que não aproveitava, mas conseguia conter o ímpeto palmeirense.
Fim de jogo e o ‘Verdão 100%’ já não existe mais.
Concordo em todos os aspectos com a reportagem. De fato o Palmeiras não soube aproveitar as poucas chances criadas, e consequentemente acabou perdendo sua invecibilidade na temporada.
ResponderExcluirPorém, vale ressaltar que, mesmo com essa derrota, o Palmeiras continua com um aproveitamento excelente no ano de 2009, em 10 jogos apenas 1 derrota!
Rumo ao título ! hahaha