terça-feira, 2 de março de 2010

Ronaldo x Santos: a estrela que brilhou foi a do futebol alegre

Ronaldo x Santos. Foi essa a partida que ocorreu ontem na Vila Belmiro. Eram ''duas estrelas'' no gramado. Talvez uma com vaidade da outra, porém no início ambas se respeitando. Na verdade até os primeiros 5 segundos de jogo.



Após os apertos de mão, o clássico começou com as boas-vindas de PH Ganso em cima do craque da fiel. Foi o único momento em que 1 menino da Vila foi ''mal-criado'' no bom sentido. Mas o que se viu mesmo na casa de Pelé, foi uma vitória convincente dos meninos da Vila, contra uma atuação fraca de Ronaldo e cia. 2x1 para o Peixe.



Talvez não esperássemos uma atuação de Ronaldo como na final do Paulitão 2009, que com um golaço de cobertura em Fábio Costa praticamente decidiu o título a favor do Corinthians sem mesmo precisar do jogo de volta no Pacaembú. Mas nós amantes do futebol, como eu e os críticos esportivos de todo o país, não podíamos esperar uma atitude tão ridícula, de quem vive do futebol, ou pelo menos vivia a alguns anos atrás, como o Fenômeno. Hoje ele não precisa de dinheiro pra jogar, ele diz amar o futebol, por isso estar em campo até hoje. Porém o que disse foi digno de alguém que odeia jogar uma pelada.





''Com o resultado na mão e com 2 jogadores a mais, vi os jovens querendo fazer gracinha. Nós respeitamos os adversários e jogamos com objetividade, mas como são jovens...''








Criticar o Santos, pela arte de seu futebol, é no mínimo ''estranho'', vindo de um jogador que fez no mesmo palco da Vila Belmiro um dos gols mais arrepiantes que vi. Na verdade, nem só por esse gol, mas pela longa carreira que teve Ronaldo, com dribles desconcertantes, arrancadas expecionais e finalizações incríveis. Ronaldo deve pegar alguns dvds de sua estante e assistir o que já fez quando jogava no Cruzeiro, no PSV e outros clubes. Quando ainda era jovem.




Ronaldo pode muito, quase tudo. Dar voltas por cima em momentos inesperados, calar a boca de críticos, jogar fora do peso e até ter desvios sexuais, mas falar mal do Santos não. Não desse Santos.

Um comentário:

  1. A questão foi que Ronaldo não criticou em nenhum momento a quelidade técnica e habilidade individual da equipe santista, o que seria uma hipocrisia vindo do própio Fenomeno, como voce mes disse. Porém a entrevista dele foi em cima das graças desnecessárias que a equipe jovem e inexperiente do Santos fez durante a partida. O Santos foi merecedor da vitória, o Corinthians merecedor da derrota. Quem tem habilidade para fazer graças com a bola deve fazer, mas desrespeitar um adversário com essas graças não é direito de nenhum jogador. Ronaldo encobriu Fábio Costa para fazer um GOL. Neymar chapelou Chicão para que? São essas questões que os jovens santistas devem ter bem claras antes de ir para um futebol europeu. Lá firuleiro sem obejtividade não tem vez. Vide Robinho e ultimos momentos do Gaúcho, antes de voltar a jogar bem! Lá não tem Globo nem Band para puxar o saco de um ou de outro. Mas, aoesar de tudo isso, se forem bem instruídos, esses jogadores serão maiores que a equipe de 2002. PH e Neymar serão maiores que Robinho e Diego e poderão fazer história na seleção, como a história que Ronaldo fez com sua habilidade e obejitividade, a história que Robinho não fez com sua habilidade.

    ResponderExcluir