''Se Pelé não fosse homem, seria bola.''
A frase mais espetacular que já ouvi no futebol. Não é uma velha máxima como:''Quem não faz, toma'', mas é a síntese da história do futebol brasileiro. Quer algo mais profundo em tão poucas palavras?
Tantos anos se passaram, e independente do tempo, essa oração é eterna.
Não há dúvidas de que para um estudante de jornalismo como eu, Armando está entre os principais símbolos e ídolos da literatura esportiva.
Se futebol é arte, ler Armando é a Arte sobre a Arte.
Pessoas que não vão com a cara do esporte me param e dizem:
''22 homens correndo atrás de uma bola. Que coisa chata''. Eu só deveria responder ''Leia algum livro de nosso mestre e não terá mais essa visão.''
Infelizmente não o conheci pessoalmente, mas pelo que seu discípulo Juca kfouri fala, é possível ter uma noção do quanto nós brasileiros, devemos a essa ''Enciclópédia do Futebol''. Se Nilton Santos foi uma dentro de campo, o Mestre é outra fora dele. Uma enciclopédia que estará sempre aberta, para continuarmos a aprender com as opiniões e frases de um homem digno, corajoso e perseverante.
Obrigado Mestre Armando Nogueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário