sábado, 14 de março de 2009

Para entrar nos estádios, torcedor necessitará ser identificado por cartão

Por Rafael Bueno

Em medida visando maior segurança nas praças futebolísticas do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Esportes Orlando Silva Júnior divulgaram na última sexta-feira a proposta do governo federal para solucionar o problema.

Com o nome de “Torcida Legal”, o projeto consistirá no cadastramento dos torcedores, que receberão um cartão.

A ideia é que o documento também sirva como ingresso, devendo ser carregado com créditos nas casas lotéricas, tal qual um cartão de celular pré-pago. Para entrar em prática, no entanto, haverá uma reunião na próxima terça-feira com o Clube dos 13, cujos clubes filiados discutirão a viabilidade da proposta.

Com o cadastramento previsto para ter início em junho, o cartão será obrigatório para o torcedor que quiser frequentar estádios com capacidade superior a 10 mil lugares a partir de 2010 e válido para os Brasileiros das séries A e B.

O ministro Orlando Silva Júnior disse que o projeto teve como base a análise de medidas semelhantes aplicadas na Inglaterra, além de ter contado com assessoria jurídica para a sua viabilização. De acordo com Silva Júnior, o “Torcida Legal” proporcionará maior conforto e segurança ao torcedor.

Na sexta-feira o presidente Lula encaminhou ao Congresso projeto de Lei para alteração do Estatuto do Torcedor. Seriam acrescentados artigos que criminalizam diversas ações que ocorrem nas proximidades das praças esportivas, como a ação de cambistas e a violência num raio de 5 km das arenas.

Um comentário:

  1. No primeiro parágrafo você conclui com "governo federal para solucionar o problema". Só nao diz qual "o problema".
    Nao se esqueça: nao é pq a informação está no titulo que pode ser retirada do lide!
    O restante seta bom

    ResponderExcluir